Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA

POLÍCIA

Caso Mãe Bernadete: reús pelo assassinato vão a júri nesta terça

Ialorixá foi morta com 25 tiros na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares

Victoria Isabel
Por
Mãe Bernadete foi assassinada com 25 tiros
Mãe Bernadete foi assassinada com 25 tiros - Foto: Reprodução Redes Sociais

Quase três anos após o crime bárbaro que abalou a Bahia e repercutiu em todo o Brasil, dois homens denunciados pelo Ministério Público estadual pelo assassinato da ialorixá e líder do ‘Quilombo Pitanga dos Palmares’, Maria Bernadete Pacífico Moreira, Mãe Bernadete, vão a júri popular nesta terça-feira, 24.

A audiência será realizada em Salvador, às 8h, no Fórum Ruy Barbosa, a pedido dos advogados dos réus. Segundo a Justiça da Bahia, há possibilidade de o júri se estender até quarta, 25.

Tudo sobre Polícia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Serão julgados pelo Tribunal do Júri o apontado como mandante do crime e chefe do tráfico de drogas no local, Marílio dos Santos, e um dos executores, Arielson da Conceição Santos. Segundo o Ministério Público da Bahia, eles respondem porhomicídio qualificado cometido por motivo torpe, meio cruel, com impossibilidade de defesa da vítima e utilização de arma de uso restrito. Arielson também responderá pelo crime de roubo.

Os outros três denunciados, Sérgio Ferreira de Jesus, Josevan Dionísio dos Santos e Ydney Carlos dos Santos de Jesus serão julgados posteriormente.

Leia Também:

INVESTIGAÇÃO

Homem de 60 anos é preso por suspeita de estuprar adolescente na RMS
Homem de 60 anos é preso por suspeita de estuprar adolescente na RMS imagem

MISTÉRIO

Secretário de Infraestrutura de cidade baiana é encontrado morto
Secretário de Infraestrutura de cidade baiana é encontrado morto imagem

ONDA DE VIOLÊNCIA

Operação contra narcotraficante resulta em mais de 60 mortes no México
Operação contra narcotraficante resulta em mais de 60 mortes no México imagem

Relembre o crime

Mãe Bernadete foi assassinada no dia 17 de agosto de 2023, na sede da associação quilombola, na comunidade de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ela foi atingida por 25 disparos em diversas partes do corpo, dentro da própria residência.

No momento da execução, três netos da líder, de 12, 13 e 18 anos, estavam na casa. A brutalidade da cena e o fato de o crime ter ocorrido no espaço que simbolizava resistência e proteção da comunidade ampliaram a indignação pública.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, no âmbito da “Operação Pacific”, com apoio do Gaeco do Ministério Público e da 7ª Promotoria de Justiça de Simões Filho, a motivação do assassinato estaria ligada à postura firme de Mãe Bernadete contra a expansão do tráfico de drogas dentro do quilombo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

homicídio qualificado julgamento Júri mãe bernadete tráfico de drogas

Relacionadas

Mais lidas