CRIME EM FAMÍLIA
Filhos de vereadora são alvo de operação contra o CV na Bahia
Três filhos da parlamentar são investigados; dois estão presos

Por Andrêzza Moura

Uma ação conjunta entre policiais civis e militares deflagrada nesta semana, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, prendeu quatro homens suspeitos de envolvimento com o crime organizado e homicídos na região. O primeiro a ser localizado foi João Gabriel Carneiro Dantas, preso no domingo, 30 de novembro.
Nesta terça-feira, 2, os agentes prenderam os irmãos Tuinã e Taunã Ferreira do Espírito Santo e Guilherme Morais Barboza. Outro homem, identificado como Kauã Passos Monteiro, irmão de Tuinã e Taunã, não foi detido, mas é alvo das investigações da operação batizada de Rubro. Kauã, mais comhecido como Buzu, seria peça fundamental na estrutura criminosa que atua em Coroa Vermelha.
Segundo informações da Polícia Civil, os homens são investigados por suspeita em envolvimento com crimes atribuídos à facção Comando Vermelho (CV). Ainda conforme os policiais, Tuinã, Taunã e Kauã são filhos da vereadora Indiara Ferreira, liderança indígena e atualmente no terceiro mandato em Cabrália.

As investigações indicam que Tuinã e Kauã integram o grupo conhecido como “Meninos de Fernando”, uma ramificação do CV e que, segundo a polícia, atua sob a liderança de um homem identificado apenas como Fernando. Ele é apontado como o principal articulador do tráfico de drogas na região do Campo, em Coroa Vermelha, e manteria ligação direta com o Comando Vermelho.
Homicídios e disputa territorial
De acordo com as investigações, os filhos da parlamentar têm envolvimento em uma série de homicídios motivados por disputa por pontos de tráfico de drogas na região. Um dos casos que reforçou a linha de investigação ocorreu durante uma comemoração de aniversário na aldeia Rio Mar Pataxó, em Ponta Grande.
Na ocasião, os irmãos Kleber e Ubiratã Ferreira dos Santos foram atacados por três homens encapuzados ao terem a casa invadida, durante uma festa. Ubiratã conseguiu fugir, mas Kleber morreu no local.
Tuinã e Kauã já respondem a uma denúncia no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo ataque ocorrido na aldeia. Eles são irmãos de Tauã Passos Monteiro, assassinado a tiros em setembro de 2024. Para os investigadores, a execução de Tauã pode ter sido o estopim para uma série de ações violentas atribuídas aos dois, interpretadas pela polícia como uma possível retaliação.
Leia Também:
Apesar do envolvimento dos fllhos com a criminalidade, conforme a polícia, a vereadora Indiara não possui registros criminais. Ela é natural de Porto Seguro e está no terceiro mandato consecutivo e foi reeleita em 2024 com 529 votos, o equivalente a 2,69% dos votos válidos. Para o biênio 2025–2026, Indiara passa a compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal, onde ocupará o cargo de vice-presidente.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



