Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUTO PROLONGADO

Valéria: mortes de irmãos continuam sem respostas após quase dez meses

A suspeita é que Benjamim e Valentina tenham morrido por envenenamento

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

01/12/2025 - 22:25 h
Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina
Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina -

No próximo sábado, 6 de dezembro, completam-se dez meses desde que os irmãos Benjamim Fonseca, de 7 anos, e Maria Valentina Fonseca, de 5, foram encontrados mortos dentro de casa, no bairro de Valéria, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Desde o dia do fato, em 6 de fevereiro, a família segue sem respostas sobre a causa das mortes das crianças. A suspeita é que elas tenham sido envenenadas.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A demora no resultado dos laudos periciais e na conclusão do inquérito policial intensifica a dor de Alexandra de Jesus Fonseca, avó das crianças. Ela revelou que a última vez que teve informações sobre as investigações foi em setembro, quando o caso completou sete meses.

"Até agora não tivemos o laudo. Já fomos na delegacia e não tinha chegado o laudo. Não me falaram nada, só que, geralmente, [resultado] o homicídio demora tanto e, nesse caso, ia demorar mais um pouco. Quando a gente foi, ia fazer sete meses. Já está indo para quase dez meses, eu vou aguardar chegar mais próximo para gente retornar lá, para ver o motivo da demora", afirmou dona Alexandra. Ela é mãe de Iasmim Conceição Fonseca, mãe das crianças.

O Portal A TARDE procurou a Polícia Civil para saber o andamento do inquérito e foi informado de que o caso ainda está sob investigação. Por meio de nota encaminhada pela a assessoria de comunicação, a 3ª Delegacia de Homicídios Baía de Todos-os-Santos (DH/BTS), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), declarou:

"A 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS) aguarda os laudos periciais para prosseguir com o inquérito que apura a morte de dois irmãos, um menino de sete anos e uma menina de cinco, encontrados com sinais de envenenamento na residência da família, no bairro de Valéria, em 6 de fevereiro deste ano. Já foram realizadas oitivas com familiares e vizinhos, além de outras diligências investigativas. A conclusão da perícia será determinante para esclarecer a causa das mortes".

A reportagem também entrou em contato com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para questionar a demora na entrega do laudo, mas, até a publicação desta matéria, não havia obtido resposta do órgão.

"Entrego tudo na mão de Deus"

Em 6 de fevereiro, os irmãos Benjamim Fonseca, de 7 anos, e Maria Valentina Fonseca, de 5, foram encontrados mortos em casa, no bairro de Valéria, no Subúrbio de Salvador. Em março, quase 45 dias após a tragédia, a família ainda aguardava respostas sobre a causa das mortes, o que gerava dor e frustração.

Na ocasião, dona Alexandra, avó das crianças, conversou com o Portal A TARDE e desabafou: “Sinto que é um pouco de falta de respeito porque teve uma repercussão muito grande. E aí, a resposta do laudo demora desse jeito. É como se não tivesse dado importância”.

A suspeita era de que as crianças haviam sido envenenadas após comerem uma gelatina preparada pela mãe, Iasmim Conceição Fonseca, de 23 anos. A jovem e o marido, Jean Silva da Hora, também consumiram o alimento e passaram mal.

Iasmim foi internada em estado grave no Hospital do Subúrbio, em Periperi, e recebeu alta em 12 de fevereiro, seis dias após as mortes dos filhos. Jean também foi atendido na unidade de saúde, mas foi liberado no mesmo dia.

Na época, a Polícia Civil informou à reportagem que aguardava os resultados dos laudos periciais para dar prosseguimento ao inquérito, conduzido pela 3ª DH/BTS. O prazo dado pelo DPT à família foi de 45 dias.

Leia Também:

"Já ligamos duas vezes. Tanto eu, quanto Jean [padrasto das crianças] e não obtemos nenhuma resposta. Me sinto triste pelas duas vezes que liguei e não recebi nenhuma resposta. E a única a palavra que recebi foi: você vai ter que esperar, não posso fazer nada. Mas, enfim, não posso fazer nada. Na verdade, entrego tudo na mão de Deus", lamentou a senhora, em março.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

3ª Delegacia de Homicídios Alexandra de Jesus Fonseca atraso na investigação Benjamim Fonseca Dhpp envenenamento família Iasmim Conceição Fonseca Jean Silva da Hora laudo pericial Maria Valentina Fonseca mortes de crianças Polícia Civil Salvador Valéria

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina
Play

Homem é executado a tiros em Santa Cruz; vídeo

Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina
Play

Familiares buscam por adolescente desaparecida em cidade da RMS

Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina
Play

Grande protesto bloqueia Av. Gal Costa e gera caos no trânsito de Salvador

Benjamin e Maria Valentina morreram após passar mal depois de comer gelatina
Play

Repórter do SBT é assaltada durante transmissão ao vivo; veja

x