Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Governo da Bahia propõe abono extra para professores ainda em 2025

A proposta, encaminhada à Assembleia Legislativa da Bahia, beneficia toda a rede pública de ensino do estado

Flávia Requião

Por Flávia Requião

16/09/2025 - 8:43 h | Atualizada em 16/09/2025 - 9:53
Sala de aula
Sala de aula -

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei para garantir o pagamento de umabono extraordinário de 2025 a todos os profissionais do magistério na educação pública do estado, referente aos precatórios judiciais.

Conforme o texto, todos os professores da rede estadual de ensino, incluindo aqueles contratados por meio de REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) e também os servidores inativos do magistério, terão direito a receber o pagamento do abono.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

De acordo com a nova lei, o abono será calculado a partir de 20% do montante dos recursos devidos pela União ao Estado, via precatório judicial, a título de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O valor será distribuído proporcionalmente à carga horária de 20 ou 40 horas semanais dos profissionais.

O benefício tem caráter indenizatório. Os profissionais que acumularem legalmente dois vínculos no Magistério terão o abono calculado individualmente, respeitando o exercício de ambos os vínculos ou apenas do vínculo de Magistério, quando aplicável.

Precatórios do Fundef

Na última semana, o governador anunciou o pagamento da quarta parcela do precatório do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério)dos professores da rede estadual. Em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

O quarto pagamento do precatório, que faz parte de um processo dividido em três etapas, beneficiará mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h, somando pagamentos ordinários e extraordinários.

Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, o equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

abono extraordinário abono extraordinário 2025 Jerônimo Rodrigues professores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sala de aula
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Sala de aula
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Sala de aula
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Sala de aula
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x