Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONTRA OU A FAVOR?

Anistia: o que os deputados baianos pensam sobre o assunto?

Câmara dos Deputados é alvo de pressões de bolsonaristas para tramitação do projeto

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

16/09/2025 - 6:07 h
Apelo por anistia
Apelo por anistia -

A palavra anistia entrou na ordem do dia dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e se intensificou depois da pena de 27 anos e três meses de prisão estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-mandatário. O tema vem movimentando o Congresso Nacional.

A Câmara dos Deputados, por exemplo, é palco dos projetos polêmicos que chamam atenção, como o do líder do PL, Sóstenes Cavalcante, que prevê o perdão aos condenados de 8 de Janeiro que libera Jair Bolsonaro para concorrer na eleição de 2026 e perdoa crimes desde o inquérito das fake news, em 2019.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A medida, por sua vez, divide opiniões da bancada baiana em Brasília. De um lado, há quem apoie a proposição, do outro, quem rejeita.

Saiba como os deputados baianos pensam sobre o PL da Anistia

O deputado Diego Coronel (PSD) é um dos nomes que rejeitam a proposta que pode livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro da possível condenação pelos atos golpistas.

“O meu voto é contra. Eu sou contra a anistia”, disse o parlamentar, que afirmou que não se absterá de discutir o “prazo das penas” dos condenados do 8 de janeiro de 2023.

Com o posicionamento mais duro, a deputada Lídice da Mata (PSB) enxerga a medida, que vem sendo endossada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante, como “provocação”.

Você querer impor uma anistia quando o processo está em julgamento no Supremo é inaceitável, não tem sentido. Eles querem criar uma situação de conflito entre os poderes e sustentar uma crise política”
Lídice da Mata - deputada federal

Leia Também:

Outro deputado que já deixou claro o seu posicionamento foi o deputado federal Valmir Assunção (PT). Segundo ele, a proposição apresentada vai de encontro com a Constituição e com a votação popular.

"O projeto que eles construir como anistia é inconstitucional. Já tem um sentimento do STF sobre isso porque quando se trata de atentado a democracia e ao Estado de direito não pode ter anistia. [...] Outro aspecto é que o que eles estão tentando aprovar para aqueles que tentaram o golpe desde 2019, para o presente e para o futuro. Porque se eles tentarem dar um golpe no futuro está todo mundo anistiado. [...]. Isso é um desprezo à democracia e ao voto do eleitor, porque quem pode tirar ou colocar é o povo".

A favor

O deputado Capitão Alden (PL) é um dos baianos que se coloca a favor da proposição, já que também integra a ala de quem apoia o ex-presidente. Em nota, o parlamentar, que segue a mesma linha de Cavalcante, critica a atuação do STF e defende a independência das casas legislativas.

"A anistia não pode ser seletiva, nem casuística. Todos que foram alvo de abusos e excessos judiciais após os atos do 8 de janeiro devem ser incluídos, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Parlamento não pode se submeter ao medo de represálias do STF, porque nossa função é legislar em nome do povo brasileiro", diz o liberal.

Indecisos

Já o deputado Leo Prates (PDT) diz que não tem um posicionamento formado sobre o tema.

“Ainda não tenho posição definida. Não me debrucei sobre o assunto e ainda devo ouvir o PDT nesta questão. A princípio gosto da posição do senador [presidente do Senado] Davi Alcolumbre (União-AP)”, contou ao A TARDE.

Entenda projeto apresentado pelo Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, vem articulando um projeto alternativo ao de anistia. Um dos caminhos encontrados pelo congressista diz respeito à diferenciação dos líderes e financiadores de crimes contra a democracia.

A proposta alternativa, por sua vez, não inclui Jair Bolsonaro (PL) entre os beneficiados, focando apenas na redução das penas para os demais envolvidos.

O que diz o presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), por sua vez, tenta buscar uma saída para o assunto, que vem sendo pressionado pelos bolsonaristas. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o chefe do Legislativo vem tentando encontrar formas para pautar o tema, sem afrontar a Suprema Corte.

O tema, contudo, ainda passa por uma costura entre a Câmara, o Senado e o Planalto, antes de ser posto em votação no plenário.

Antes, no dia 9 deste mês, o paraibano chegou a falar sobre o tema e disse: “Estamos muito tranquilos em relação a essa pauta. Estamos sempre ouvindo os líderes que têm interesse e os que são contrários”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

anistia Bancada baiana Câmara dos Deputados Jair Bolsonaro PL da Anistia STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Apelo por anistia
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Apelo por anistia
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Apelo por anistia
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Apelo por anistia
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x