POLÍTICA
Trens do VLT de Salvador atingirão velocidade de até 70 km/h
Modal vai percorrer 40 km e transportar até 400 passageiros por trem

Por Flávia Requião

O VLT de Salvadorcontará com trens totalmente renovados, capazes de operar a até 70 km/h. Em visita exclusiva à sede da CAF Brasil, em Hortolândia (SP), o Portal A TARDE acompanhou os bastidores dos reparos das composições que integrarão o sistema do modal. Durante a visita, o presidente da fábrica, Renato Meirelles, ressaltou a importância nacional do projeto.
Segundo ele, o VLT da capital baiana representa um marco para a mobilidade urbana no país: “Este é hoje o projeto mais importante, maior e mais relevante em andamento no Brasil em termos de mobilidade urbana. Não há no país, atualmente, uma iniciativa nessas dimensões”, afirmou.
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No local, os trens passam por reparos após terem sido transferidos do governo de Mato Grosso para o governo da Bahia. Meirelles explicou que o processo de reestabelecimento técnico devolve às composições as condições originais de fábrica.

“Trouxemos esses trens de onde estavam, desmontamos todos, avaliamos centenas de componentes e substituímos aqueles que precisavam ser trocados. Depois, remontamos e submetemos cada composição a testes rigorosos. Quando chegarem a Salvador, sairão da CAF com atestado de ‘novos’, preparados para mais 30 anos de operação, podendo ainda ser renovados e durar ainda mais”, detalhou.
Ao todo, são 40 composições, cada uma formada por sete carros divididos em três partes. No interior, os trens contam com assentos confortáveis, poltronas acessíveis e capacidade para até 400 passageiros. Conforme apuração do Portal, o cronograma prevê que os trens sejam entregues até o início de 2028, totalmente reestabelecidos e prontos para operação.
O envio da 40ª composição para passar por reparos em São Paulo ocorreu em julho deste ano e a primeira unidade chegará a capital baiana no dia 5 de dezembro de 2025.
Atualmente, a primeira composição que chegou a CAF em outubro do ano passado, encontra-se pronta e em fases de testes na fabricante. Os trens foram comprados pelo governo da Bahia em 2024 por R$ 793,7 milhões.
Chegada na Bahia
Segundo apurações do Portal, os trens chegarão à Bahia transportados por carretas. A operação de traslado, que deve durar por volta de quatro dias, custará R$ 11 milhões para os cofres públicos.
O trem do VLT é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por sete vagões, com duas cabines e comportam 400 passageiros.
Obras do VLT
Orçado em R$ 5 bilhões, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador é considerado um marco histórico para a mobilidade da capital e da Região Metropolitana (RMS). Com aproximadamente 40 km de extensão e 42 paradas, as obras, autorizadas em junho de 2024, estão sendo realizadas em três trechos.
O sistema será integrado física e operacionalmente a outros modais da cidade, incluindo o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), em dois pontos estratégicos: Águas Claras e Bairro da Paz.
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