Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Alba convoca reunião urgente para debater caso Binho Galinha

Presidência da Casa recebeu, nesta terça-feira, 7, notificação da decisão judicial que envolve o parlamentar

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

07/10/2025 - 13:20 h | Atualizada em 07/10/2025 - 13:35
Deputado estadual Binho Galinha
Deputado estadual Binho Galinha -

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai realizar, quarta-feira, 8, às 10h, uma reunião extraordinária para debater o caso Binho Galinha (PRD), deputado estadual preso na última sexta-feira, 3, após ser alvo da Operação Estado Anômico, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Na manhã desta terça-feira, 7, o presidente do colegiado, deputado estadual Robinson Almeida (PT), confirmou ter recebido um expediente da Presidência da Alba sobre a notificação da decisão judicial que envolve o parlamentar.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"A CCJ, pelo regimento interno, tem o prazo de até 72 horas para emitir parecer sobre essa matéria e dar o amplo direito de defesa à parte", afirmou o petista à imprensa.

Leia Também:

Segundo o parlamentar, nessa reunião de amanhã, que vai acontecer na Sala das Comissões da Casa, a defesa será notificada para apresentar a defesa. Depois disso, a CCJ deve entregar, em um prazo de 72 horas, o parecer tanto à Presidência quanto à Mesa Diretora.

Após a entrega do documento, a expectativa é a que o Conselho de Ética seja acionado. O presidente do colegiado é deputado estadual Vitor Bonfim (PV).

Assembleia Legislativa foi notificada sobre prisão de Binho Galinha

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) divulgou na segunda-feira, 6, nota pública informando que aguarda o acesso à decisão judicial e aos autos do processo que resultou na prisão do deputado estadual Binho Galinha, ocorrida na última sexta-feira, 3, conforme amplamente noticiado pela imprensa.

Segundo o comunicado, a Casa Legislativa recebeu a notificação judicial, mas não teve acesso ao conteúdo da decisão, o que impossibilita a análise e deliberação sobre o caso por órgãos internos, como o Conselho de Ética ou o Plenário.

“Para que a Casa possa adotar as medidas internas cabíveis, é indispensável o acesso à decisão judicial e aos autos do processo”, afirmou a Alba. A Casa informou que já solicitou oficialmente a documentação ao Poder Judiciário e segue aguardando resposta.

A nota ressalta ainda que, sem acesso aos documentos, não há como avançar na tramitação interna relacionada ao caso. A Alba reforça seu compromisso com transparência, imparcialidade e pleno respeito ao Estado Democrático de Direito.

O episódio mantém o caso de Binho Galinha no centro das atenções políticas e jurídicas da Bahia, aguardando desdobramentos que podem influenciar tanto o cenário interno da Assembleia quanto a atuação do parlamentar em seu mandato.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba Binho Galinha ccj MPBA policia federal robinson almeida Vitor Bonfim

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputado estadual Binho Galinha
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Deputado estadual Binho Galinha
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Deputado estadual Binho Galinha
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Deputado estadual Binho Galinha
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

x