Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Aliança Brasil-França: o que Lula conversou com Macron?

Conselho da Paz, Venezuela e acordo Mercosul esteve entre os temas abordados

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

27/01/2026 - 14:43 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron
Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron -

O presidente Lula (PT) conversou nesta terça-feira, 27, com o presidente da França, Emmanuel Macron. A ligação foi feita pelo francês e durou cerca de uma hora, de acordo com o Palácio do Planalto.

Um dos temas tratados durante o bate-papo foi a proposta de Conselho da Paz, criado pelos Estados Unidos (EUA), que, possivelmente, pode não ter adesão do Brasil.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"A esse respeito, defendemos o fortalecimento das Nações Unidas e concordamos que iniciativas sobre paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU", disse o presidente.

Leia Também:

A França, por sua vez, recuou do convite de sua participação no Conselho da Paz.

Acordo Mercosul-União Europeia

Já no telefonema, os presidentes também trataram sobre o acordo do Mercosul-União Europeia, que sofre grande resistência por parte de agricultores franceses.

"Reafirmei que o Acordo MERCOSUL - União Europeia é positivo para os dois blocos e constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras", disse o petista.

O acordo foi assinado pelos dois blocos em 17 de janeiro. Anfitrião do evento e presidente temporário do Mercosul, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, classificou o tratado como um “feito histórico” e afirmou que ele envia uma mensagem clara em favor do comércio internacional, do diálogo e da cooperação entre os países.

Cooperação bilateral: França e Brasil

O presidente Lula (PT) ainda diz que decidiram avançar "sozinhos" em setores onde ambos ganham: tecnologia de ponta e soberania militar.

"Também conversamos sobre a cooperação bilateral entre França e Brasil, em especial nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia. Nos comprometemos a instruir as equipes técnicas a ultimar as negociações em curso, com vista a conclusão de acordos ainda no primeiro semestre de 2026".

Veja publicação

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Conselho da Paz Lula Macron Mercosul-União Europeia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron
Play

‘Netflix do governo’ será exibida nas escolas; entenda proposta

Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron
Play

‘TromPetista’ toca berrante durante caminhada de bolsonaristas

Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron
Play

Luciano Ribeiro revela missão na Alba: "Honrar legado de Alan Sanches"

Presidente Lula (PT) e presidente da França, Emmanuel Macron
Play

Bolsonaro na Papudinha: conheça luxuosa cela do ex-presidente

x