Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

André Mendonça é sorteado relator de inquérito sobre fraudes no INSS

Processo investiga esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões

Redação
Por Redação
| Atualizada em
André Mendonça
André Mendonça -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, foi sorteado nesta segunda-feira, 25, para relatar o processo que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A relatoria, que era de Dias Toffoli, mudou após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A redistribuição foi acolhida pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

POLÍTICA

Novos ferries: compra emperrada há mais de 2 anos; entenda o processo
Novos ferries: compra emperrada há mais de 2 anos; entenda o processo imagem

POLÍTICA

PGR tem 48 horas para se manifestar sobre pedido de asilo de Bolsonaro
PGR tem 48 horas para se manifestar sobre pedido de asilo de Bolsonaro imagem

POLÍTICA

Projeto do VLT já rende frutos para marisqueiras e pescadores do Subúrbio
Projeto do VLT já rende frutos para marisqueiras e pescadores do Subúrbio imagem

No STF, o processo corre em meio físico e sob sigilo. A investigação está a cargo da Polícia Federal, que em abril deflagrou a Operação Sem Desconto, responsável por revelar o esquema de descontos associativos ilegais.

Conforme a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, o fato de Toffoli ser o relator da ação do governo sobre o ressarcimento às vítimas não significa que ele deve conduzir as investigações criminais.

Toffoli foi quem pediu parecer à PGR, em 10 de junho, a respeito da condução do processo. A manifestação da Procuradoria chegou à Corte na semana passada, no dia 18.

Em junho deste ano, Dias Toffoli pediu à PF o envio de todas as investigações em curso no país relacionadas aos descontos associativos aplicados sem autorização a aposentados e pensionistas.

De acordo com seus assessores, a preocupação era evitar divergências nas decisões judiciais entre diferentes comarcas, já que os processos tratam de uma mesma questão central.

Apesar de não haver ordem formal para suspender as apurações, muitas investigações acabaram sendo interrompidas. Magistrados de instâncias inferiores passaram a atuar com cautela, receosos de que eventuais provas fossem anuladas por questionamentos sobre competência jurisdicional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

André Mendonça aposentados descontos ilegais Dias Toffoli fraudes INSS Operação Sem Desconto pensionistas PGR polícia federal STF

Relacionadas

Mais lidas