FORA DE PERIGO
Após cirurgia, vereador Ricardo Almeida atualiza estado de saúde
Edil precisou passar por um cateterismo de urgência no Hospital da Bahia
Por Redação

O vereador Ricardo Almeida (DC), de 53 anos, publicou um vídeo nas redes sociais atualizando o seu estado de saúde. O edil foi internado às pressas nesta quinta-feira, 1, após apresentar problemas cardíacos que resultaram na realização de um cateterismo de urgência, no Hospital da Bahia, em Salvador.
Leia Também:
“Na quinta-feira, dia 1 de maio, dei entrada às 5h da manhã na emergência e logo fui encaminhado para realização de um cateterismo. Realizando o cateterismo, o médico percebeu que 99% de uma das artérias do meu coração estava obstruída e que precisava realizar uma angioplastia para sua desobstrução. Imediatamente o procedimento foi transformado em uma angioplastia foi realizado e graças a Deus colocando um stent nesta artéria. Estou aqui na UTI me recuperando bem e se Deus quiser logo estarei em casa de volta às minhas atividades”, afirmou.
Ainda na publicação o vereador agradeceu a equipe médica e ao apoio que recebeu pela sua pronta recuperação. "Gratidão a Deus, a minha Família, aos meus Irmãos e Amigos! Estou bem, completamente fora de qualquer perigo. Aproveito para agradecer ao Hospital da Bahia, em especial a equipe que me atendeu, desde a emergência até a UTI", escreveu.
Saiba o que é cateterismo
O cateterismo cardíaco é um procedimento médico invasivo que envolve a inserção de um cateter em um vaso sanguíneo do punho ou da virilha que vai até o coração para diagnosticar e tratar condições cardíacas, principalmente obstruções das artérias coronárias, que levam sangue para o músculo do coração.
Se durante o cateterismo for identificada alguma obstrução, é realizado então o seu tratamento por meio da angioplastia utilizando o implante de um stent, por exemplo.
Já o stent é parecido com uma mola que ajudará a manter a artéria coronária “aberta”, evitando que a obstrução volte, de acordo com informações da Rede D'Or.
Saiba o que é angioplastia
Já a angioplastia consiste em um procedimento terapêutico que utiliza o mesmo acesso do cateterismo. Essa abordagem permite que a angioplastia seja feita imediatamente após o cateterismo, sem a necessidade de um novo acesso ou intervenção separada.
Após a desobstrução da artéria coronária é realizado o implante de uma pequena malha de metal, conhecida como ‘stent’, no interior do vaso sanguíneo, ainda segundo a Rede D'Or.
Os stents tem poucos milímetros de diâmetro (em média de 2 a 5 mm) e de comprimento (8 até 48 mm) e são utilizados para manter a artéria aberta e o bom fluxo de sangue no seu interior.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes