Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

‘Bahia Alfabetizada’ terá projeto de lei enviado à Alba após recesso

Rowenna detalhou o programa com exclusividade ao Portal A TARDE nesta quarta-feira, 24

Por Flávia Requião e Lula Bonfim

24/07/2024 - 13:45 h | Atualizada em 24/07/2024 - 17:32
Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios
Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios -

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) deve apresentar para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no início de agosto, com o término do recesso parlamentar, um projeto de lei para regularizar o programa “Bahia Alfabetizada”. A novidade foi revelada nesta quarta-feira, 24, ao Portal A TARDE, pela secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, durante visita ao Grupo A TARDE e participação do progama 'Isso é Bahia', da rádio A TARDE FM.

A secretária foi recebida no Grupo A TARDE pelo presidente João Mello Leitão e pelo diretor de relações institucionais, Luciano Neves.

O presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão, com a secretária Rowenna Brito e o diretor de relações institucionais Luciano Neves do A TARDE
O presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão, com a secretária Rowenna Brito e o diretor de relações institucionais Luciano Neves do A TARDE | Foto: Shirley Stolze/ Ag. A TARDE

Segundo ela, a ideia foi inspirada no programa do governo federal Criança Alfabetizada, com foco na alfabetização de crianças na idade correta, mas sem descuidar do trabalho com adultos e idosos.

“É um projeto de lei que cria uma política de alfabetização no estado da Bahia. Alfabetização de crianças até os idosos. Serão três frentes: uma para crianças; uma no regime de colaboração estado-município para adultos, que é a Paulo Freire; e uma terceira frente, que é com os movimentos sociais”, explicou Rowenna.

“A gente compreende, por exemplo, que a igreja pode ajudar a gente. Uma pessoa de 60, 65, 70 anos, não quer mais ir para uma escola tradicional e ficar em uma sala de aula. Então, os movimentos sociais têm uma expertise que a gente não acumula, fora da curva do tradicional”, argumentou a secretária.

Apesar do projeto ainda não ter sido encaminhado para a Alba, o governo do estado já está trabalhando as ideias do programa junto aos municípios baianos, com a entrega de novos materiais pedagógicos para as escolas municipais.

VEJA MAIS:
>> SEC vai garantir transporte gratuito e aulões aos alunos para o Enem
>> PSOL aprova nomes com ausência de quadro histórico e racha em coletivo
>> "Codecon deve ser acionado", diz Muniz sobre lei das sacolas plásticas

“A gente já tem formação com alfabetizadores dos municípios. Eu quero botar muita luz nisso. A gente começou a entregar material pedagógico. Livros para os estudantes e para os professores já estão sendo entregues nos territórios, nos municípios. A gente está mandando o livro para o estudante sentar, fazer atividade no material pedagógico, orientado também pelo professor, casando com a formação do alfabetizador”, disse a titular da SEC.

Rowenna lembrou que a alfabetização integra o Ensino Fundamental, que é de responsabilidade constitucional dos municípios, mas ressaltou que o governo da Bahia tem um compromisso com a Educação de modo geral e está comprometido a ajudar as prefeituras a entregar um melhor resultado.

Conforme informações da SEC, em Salvador, por exemplo, a gestão estadual assume o Ensino Fundamental de aproximadamente 60 mil estudantes.

Cerca de 60 mil alunos do Ensino Fundamental em Salvador teriam sido abraçados pela rede estadual
Cerca de 60 mil alunos do Ensino Fundamental em Salvador teriam sido abraçados pela rede estadual | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

“Isso é uma frente da sociedade toda. Não é uma frente da Educação do estado ou da Educação do município. A alfabetização é a responsabilidade de todo mundo, de toda a sociedade. Então, eu tenho trabalhado muito nessa dedicação da relação estado-município. Por que o estudante é da Bahia. Independente de ser da gestão do município ou da gestão estadual”, justificou a secretária.

“Todo mundo precisa ser responsável por essa agenda na Bahia e no Brasil. Porque o impacto atinge todo mundo: desde o setor industrial ao setor de serviços. É um impacto geral. Então é preciso criar uma grande rede em prol da alfabetização na Bahia”, acrescentou Rowenna.

VEJA MAIS:
>> Bahia acerta com multinacional de lítio e terá investimento de R$ 25 bilhões
>> Isaac Carvalho tenta última cartada para garantir candidatura; entenda
>> Governo Jerônimo já tem nome para pasta de Políticas para as Mulheres

A gestora ainda sinalizou que o governo já venceu alguns obstáculos, como a garantia do acesso de jovens à escola e o aumento do número de alunos da rede estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Agora a frente é a garantia da aprendizagem do estudante na escola. Eu já tenho ele dentro da escola. Agora eu tenho que ter a melhor aula para esse estudante, para que ele possa entrar na 1ª série do Ensino Médio, sair na 3ª série e depois ir para a universidade. O melhor indicador que eu tenho é o número de estudantes da nossa rede inscritos no Enem, em que a gente cresceu 38% de um ano para o outro. Isso é o reconhecimento de um trabalho: de que ele [o estudante] se sente preparado para ir à universidade”, comemorou Rowenna.

“Esse é o grande desafio: ao longo da história, a escola pública não leva o estudante para a universidade. E nós estamos desconstruindo isso. Isso é garantir o direito dele e a gente não está fazendo nada diferente disso”, complementou a secretária.

Questionada sobre a possibilidade de aprovação do projeto Bahia Alfabetizada na Alba, Rowenna Brito demonstrou segurança.

“Eu não tenho nenhuma dúvida. Quem é sã consciência questionaria um PL de alfabetização?”, finalizou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Alfabetizada Educação governo Jerônimo Rowenna Brito SEC

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios
Play

Prefeito de Nazaré alega estado de calamidade e pede apoio de Jerônimo

Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Rowenna afirmou que o governo do estado tem assumido responsabilidades dos municípios
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA