Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXPOSIBRAM

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Estado será sede do segundo maior evento de mineração, a Exposibram

Por Gabriela Araújo

08/07/2025 - 12:48 h | Atualizada em 08/07/2025 - 16:41
Lançamento do evento Exposibram
Lançamento do evento Exposibram -

A mineração vem emergindo como um setor estratégico para o desenvolvimento econômico da Bahia. O estado, que vem ganhando destaque internacional com a atividade, busca transformá-la em uma nova indústria, capaz de alavancar as riquezas baianas.

A medida foi defendida pelo presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, na manhã desta terça-feira, 8. Ele alegou que a iniciativa tem o intuito de agregar valor aos minerais produzidos, a fim de que o processamento desses recursos fiquem dentro do próprio estado.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Não queremos continuar sendo exportadores de commodities. Esse projeto colonial que foi implementado aqui desde o século XVI, queremos abolir. [Estamos] buscando desenvolver a mineração, mas buscando investimentos para o processamento desses minerais aqui no estado
Henrique Carballal - Presidente da CBPM

Visando ampliar o tema, a Bahia sediará o segundo maior evento de mineração do país, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM). A feira acontece entre os dias 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador.

Leia Também:

A novidade foi lançada oficialmente nesta manhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro do Stiep, na capital baiana. O evento promete reunir as principais entidades do setor, e tornou-se a maior feira de área ocupada no local, conforme informações do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

“É o maior evento já feito no Centro de Convenções aqui de Salvador. Tamanha foi a demanda e o palpite em relação a Bahia, que nós tivemos que fazer quatro tendas do lado de fora para poder acomodar aqueles que queriam fazer parte desse evento de mineração”, contou o presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Bolsa de Toronto

Um dos pontos altos do evento será a abertura da bolsa de valores de Toronto, sediada no Canadá. Esta será a primeira vez que o pregão será aberto em um país estrangeiro, segundo informaram Carballal e Jungmann à imprensa.

“Vamos aproveitar essa oportunidade para a gente abrir aqui a bolsa de Toronto. Vem todos os equipamentos para isso. Vamos ter um grande momento para a gente colocar a Bahia no setor mineral do mundo inteiro”, afirmou o presidente da CBPM.

Já Jungmann completou: “Vamos fazer aqui na Bahia, um evento remoto. Nós vamos ligar na Exposibram com a Bolsa de Toronto no Canadá, que é a principal bolsa do mundo, são mais de 1.400 mineradoras em todo o mundo que estão lá”.

A previsão é que o mercado de valores minerais de Toronto seja aberto no dia 28 de outubro, primeiro dia oficial da feira na capital baiana.

CBPM em ação

A CBPM, estatal do governo da Bahia, levará para o evento algumas ações desenvolvidas pela entidade, entre elas estão:

  • Hub de mineração;
  • Cinco startups voltadas para mineração;
  • Lançamento do site MineraBahia, para abertura dos dados da CBPM;
  • Litoteca;
  • Espaço do garimpo legal.

Minera Mundo

Para além das ações citadas, a CBPM, junto com a Secretaria estadual da Educação (SEC), deve levar cerca de 20 mil estudantes da rede pública para o evento para conhecer mais sobre a mineração do estado.

“É um espaço lúdico, de bastante conhecimento, onde as pessoas terão a condição de compreender a mineração e onde ela está”, explicou Carballal aos jornalistas.

Turismo corporativo

O secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar, considerou o evento como uma promoção para o destino Bahia. Durante discurso, o titular explicou como a iniciativa projeta o estado para o mundo.

"A nossa conectividade aérea internacional, que hoje a Bahia tem ligado aos principais polos econômicos. Além da infraestrutura interna que a Bahia tem, seja na área de hospedagem e nos diversos segmentos do turismo, nos dar condições de realizar um evento dessa envergadura", afirmou o gestor.

Premiação para jornalistas

Em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba), a CBPM e o IBRAM vão lançar um concurso voltado para a cobertura jornalística sobre mineração e sustentabilidade. A premiação abrange seis categorias, com prêmio que chega a R$ 60 mil. As inscrições serão abertas próximas ao evento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Bolsa de Toronto CPBM exposibram mineração

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lançamento do evento Exposibram
Play

Pedido de cassação de vereador do PSOL causa protesto em Salvador

Lançamento do evento Exposibram
Play

Ponte Salvador–Itaparica: acompanhe os últimos avanços da obra bilionária na Bahia

Lançamento do evento Exposibram
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Lançamento do evento Exposibram
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

x