Binho Galinha: Comissão de Ética deve ser instalada esta semana | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Binho Galinha: Comissão de Ética deve ser instalada esta semana

Conversas na Assembleia Legislativa da Bahia devem iniciar na tarde desta terça-feira, 12

Publicado terça-feira, 12 de dezembro de 2023 às 13:14 h | Autor: Flávia Requião
Binho Galinha é suspeito de liderar a organização criminosa ORCRIM
Binho Galinha é suspeito de liderar a organização criminosa ORCRIM -

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deve iniciar nesta terça-feira, 12, a instalação da Comissão de Ética para avaliar o caso do deputado estadual Binho Galinha (PRD, ex-Patriota), após polêmica sobre a Operação El Patrón, da Polícia Federal (PF), que aponta como líder de uma milícia em Feira de Santana.

Em conversa com o Portal A TARDE, o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), detalhou que a Alba está à espera da notificação oficial da Justiça para encaminhar os advogados e a procuradoria para analisar totalmente a ocorrência.

Apesar do processo ainda precisar de avaliação, Adolfo adiantou que a criação da Comissão deve acontecer esta semana. “Os líderes vão indicar [o presidente], mas o processo em si ainda vai ser analisado porque ainda não chegou na mão da gente, porque tem a questão do posicionamento da maioria e minoria. A partir de hoje a tarde vamos ver isso.”

“O Conselho de Ética vai ser formado por que é uma coisa nova, não lembro do tempo que foi preciso levar alguém para o Conselho de Ética aqui na Bahia, mas tudo o que a lei permitir vai ser feito, claro, dado ao devido processo legal como determina a lei brasileira. O que for para ser feito, vai ser feito”, indicou Adolfo.

Binho Galinha é um dos alvos da Operação El Patron deflagrada na última semana. O parlamentar é suspeito de liderar a organização criminosa ORCRIM, especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, desmanche de veículos, entre outras infrações penais, atuante em Feira e cidades vizinhas.

Ainda na semana passada, o A TARDE apurou que o conselho de ética foi desmontado e não possuía uma nova formação na atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2023.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS