Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Carballal deve assumir estatal e movimenta futuro de Carlos Muniz

Articulação para nomeação de vereador pode manter o cortejado presidente da Câmara dentro da base de Jerônimo

Por Fernando Valverde e João Guerra

20/03/2023 - 19:10 h
Imagem ilustrativa da imagem Carballal deve assumir estatal e movimenta futuro de Carlos Muniz
-

A especulação sobre o futuro do presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) Carlos Muniz (PTB) pode ganhar um novo capítulo em breve.

Com MDB, Patriota, Podemos, PP e o PL de olho em filiar o edil, que conseguiu autorização do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para desfiliação por justa causa e posterior filiação fora da janela partidária de 2024, uma movimentação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) pode significar a permanência de Muniz em sua base.

Segundo informações recebidas pelo Portal A TARDE, o vereador Carballal (PDT), braço-direito de Muniz, deverá assumir a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com orçamento anual de R$ 69 milhões. A CBPM é a empresa de pesquisa e desenvolvimento do Estado da Bahia e indutora destes processos no setor mineral do estado.

A articulação seria parte de um movimento de Jerônimo, que deve nomear o vereador após a volta da viagem que fará para a China como parte da comitiva do presidente Lula (PT), para manter Muniz na sua base, já que o presidente da CMS é cortejado pelo PL de João Roma, com quem admitiu ter conversas avançadas, e por um retorno para a base do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que Muniz afirmou haver a possibilidade de apoiar nas eleições municipais de 2024.

No caso do PL, a filiação de Muniz poderia passar por uma candidatura do mesmo à Prefeitura de Salvador, algo defendido por Roma. Em contato com o A TARDE, Muniz afirmou que só irá resolver sua filiação a partir do mês de abril.

Sobre Carballal, o presidente da CMS afirmou não ter participado de nenhuma conversa para garantir a nomeação e que a nomeação seria por "mérito próprio" após o pedetista romper com grupo de Neto para apoiar a candidatura de Jerônimo no pleito estadual em 2022.

"Não fiz articulação nenhuma mais tenho certeza que será por mérito próprio pelo que fez no passado e tenho certeza de sua competência para fazer muito mais no futuro", pontuou.

Dentro da Câmara, a nomeação de Carballal beneficiaria o suplente Randerson Leal (PDT), filho do deputado estadual Roberto Carlos (PV) e integrante da base de Jerônimo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA