Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA

HISTÓRICO

Com Jerônimo, BYD inaugura 1ª fábrica de carros elétricos na Bahia

Unidade abre as portas oficialmente nesta terça-feira, 1º

Gabriela Araújo
Por Gabriela Araújo
| Atualizada em
Fábrica assumida pela BYD
Fábrica assumida pela BYD - Foto: Divulgação

A Bahia está prestes a ganhar os holofotes mundiais com a inauguração da primeira fábrica chinesa de carros elétricos e híbridos do Brasil: a BYD. A unidade, considerada uma marca histórica para o estado, será inaugurada na manhã de terça-feira, 1º, às 10h, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A sede da montadora ficará localizada no Polo Petroquímico da cidade, local onde já foi berço da antiga fábrica Ford.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A ocasião contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que estará ao lado da CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqião.

Leia Também:

NOVIDADES

BYD fará anúncios em apresentação da fábrica de Camaçari, na Bahia
BYD fará anúncios em apresentação da fábrica de Camaçari, na Bahia imagem

NOVA VISITA

Lula na Bahia: presidente deve inaugurar fábrica BYD e participar do 2 de Julho
Lula na Bahia: presidente deve inaugurar fábrica BYD e participar do 2 de Julho imagem

PRATICIDADE

BYD lança recarga automática para carros elétricos no Brasil
BYD lança recarga automática para carros elétricos no Brasil imagem

Havia expectativa de que o presidente Lula (PT) participasse do evento, contudo, o petista desembarcará em solo baiano somente no fim da tarde de terça, conforme apuração do Portal A TARDE.

O presidente deve chegar a Salvador acompanhado do ministro Rui Costa. Ambos participarão do desfile cívico do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, realizada no Largo da Lapinha.

Anúncios

O evento, aberto para a imprensa, contará com uma série de importantes anúncios, entre eles, estão as vagas de emprego.

A previsão é que sejam gerados ao menos 10 mil vagas de emprego direito e indireto no estado com o funcionamento da montadora chinesa.

BYD na Bahia

A BYD chegou a Camaçari em 9 de outubro de 2023, quando a empresa chinesa lançou a pedra fundamental de seu novo complexo industrial nas antigas instalações da Ford.

Já as obras da unidade fabril foram iniciadas no dia 5 de março de 2024. As operações, contudo, foram embargadas devido às investigações sobre condições de trabalho análogas à escravidão envolvendo uma empresa terceirizada.

Com a retomada das intervenções, a expectativa é que a fábrica esteja totalmente operacional até o final de 2026, iniciando com a montagem de veículos a partir de kits semiacabados ainda em 2025.

Investimentos

Inicialmente, a BYD estimava um investimento de R$ 5,5 bilhões para a instalação de seus negócios no Polo Industrial de Camaçari. Esse investimento, porém, foi ampliado chegando a aproximadamente R$ 6,5 bilhões.

O motivo da mudança de planejamento foi o aumento considerável, nos últimos meses, nas importações de veículos da BYD para o Brasil, o que indicou para a montadora que a demanda de carros elétricos no país pode ser maior do que a projetada inicialmente.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

byd camaçari carros elétricos

Relacionadas

Mais lidas