Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SUPERFEDERAÇÃO

Disputa: PP e União Brasil brigam pelo comando da federação partidária

Milton Leite (União Brasil) e Maurício Neves (PP) protagonizam disputa pelo comando da fusão

Por Redação

30/04/2025 - 20:27 h
Nova federação partidária
Nova federação partidária -

A recém-formada federação PP-União Brasil já passa por uma briga sobre o comando da união no estado mais populoso do país. A queda de braço refere-se ao partido que irá comandar a fusão no estado de São Paulo.

O ex-presidente da Câmara dos Vereadores da capital paulista, Milton Leite (União Brasil), defende que a aliança entre as siglas fique nas mãos do seu partido.

“A federação do PP com o União Brasil no estado de São Paulo será coordenada pelo União”, disse.

Leia Também:

A declaração do ex-chefe do Legislativo paulista deve-se às falas do deputado federal Maurício Neves, presidente do PP, que atribuiu o comando da fusão à sua sigla, em nota divulgada à imprensa.

Em resposta, Milton Leite rebateu: "Não sei de onde ele tirou essa informação. Ficou acordado que é o União quem cuidaria do tema”.

Entenda a briga

O motivo da desavença diz respeito ao tamanho da bancada federal de cada partido.

O ex-presidente da Câmara dos Vereadores defende que a federação deve ficar nas mãos do União Brasil devido a quantidade de representantes da sigla pelo estado na bancada federal.

São Paulo conta com seis políticos na esfera federal, enquanto o PP conta com quatro.

Esta tem sido a justificativa de Milton Leite para que o seu partido comande a chamada superfederação na capital paulista.

Federação União Brasil-PP

A União Progressista, federação partidária entre o União Brasil e o PP, foi oficializada nesta terça-feira, 29, durante cerimônia no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. O bloco contará com a maior bancada da Câmara Federal, com 109 deputados.

A federação ainda terá o maior fundo partidário do país para as eleições de 2026, ultrapassando o Partido Liberal (PL).

Essa é a quarta federação partidária formada no país. As demais em vigor são Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Psol/Rede e PSDB/Cidadania, que anunciaram rompimento em março deste ano.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

federação pp São Paulo União Brasil

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nova federação partidária
Play

VÍDEO: vereadores trocam socos em sessão na Câmara

Nova federação partidária
Play

VÍDEO: vereador surta e tenta atacar vizinhos em Dias D'Ávila

Nova federação partidária
Play

Prefeitura de Catu distribui rabo de peixe em kit e revolta moradores

Nova federação partidária
Play

Rowena destaca parceria com municípios para alavancar educação na Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA