Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/06/2024 às 0:09 - há XX semanas | Autor: Lula Bonfim

TREM REGIONAL

Estudos para trem Salvador-Feira devem ser concluídos em até 8 meses

Sedur e Ministério dos Transportes têm grupo de estudos para avaliar proposta da CCR

Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira
Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira -

Está cada vez mais próximo o sonho de uma ferrovia ligando os dois maiores municípios da Bahia. O projeto de um trem regional entre Salvador e Feira de Santana, proposto pela CCR — empresa concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) —, está sendo avaliado por um grupo de estudos formado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pelo Ministério dos Transportes.

A informação foi revelada pelo Portal A TARDE pela secretária estadual Jusmari Oliveira (PSD), em entrevista na última sexta-feira, 14. De acordo com ela, a previsão é que os estudos de viabilidade sejam concluídos em um período de seis a oito meses.

“Nós constituímos um grupo de estudos junto com o Ministério dos Transportes, que criou a Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários. Estamos estudando ele e aquiescendo uma Manifestação de Interesse Público [MIP] da CCR”, declarou Jusmari.

“Nós estamos aquiescendo uma manifestação de interesse público da CCR e vamos juntar com o grupo de estudos do Ministério dos Transportes. Nós esperamos, dentro de seis a oito meses, termos um estudo de viabilidade comprovada e ver essa busca de recursos”, acrescentou a titular da Sedur.

A MIP encaminhada pela CCR ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) revelada pelo Portal A TARDE ainda em agosto de 2023. A previsão da empresa é que o novo modal de transporte intercidades atenda diretamente a aproximadamente 4 milhões de pessoas, reunindo as populações de Salvador, de Feira de Santana e de outras cidades no percurso, como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

A CCR estima também que a construção do sistema custaria R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos, com um custo operacional, depois de pronto, de R$ 280 milhões por ano. A ideia da concessionária é de uma nova parceria público-privada (PPP) para tocar a obra e administrar o modal por um prazo de 30 anos.

Ainda segundo a MIP da CCR, o trem regional entre Salvador e Feira de Santana poderia começar a operar cinco anos após o início das obras, sendo esse o prazo estimado para a construção do sistema.

VEJA MAIS:
>> Governo ajusta últimos detalhes para confirmar metrô no Campo Grande
>> Com obras autorizadas, VLT atenderá às áreas mais pobres de Salvador
>> Governo Jerônimo quer estudos sobre VLT no Centro e na Ribeira

O trem intercidades é uma proposta que estava presente no plano de governo de Jerônimo Rodrigues (PT), quando o mesmo ainda era candidato a governador. No documento eleitoral, o petista prometia a realização de estudos para ligar Salvador a Feira de Santana e à Chapada Diamantina, em uma única linha férrea. Esse segundo trecho para a região central da Bahia, porém, está engavetado pelo governo.

“A gente tem buscado todas as formas, com parcerias privadas, com o governo federal, para viabilizarmos tudo o que está sendo olhado na visão do governador Jerônimo e desse pensamento governamental que vem desde Jaques Wagner”, afirmou Jusmari ao Portal A TARDE.

“Mas é um projeto que está acontecendo, está sendo trabalhado pela Sedur junto com o Ministério dos Transportes, e também é um desejo. A promessa do governador Jerônimo foi fazer o projeto, fazer os estudos. Nós, com certeza, vamos avançar, fazer os estudos e chegar a fazer o projeto”, concluiu a secretária.

Jusmari deu entrevista exclusiva ao Portal A TARDE na última sexta-feira, 14
Jusmari deu entrevista exclusiva ao Portal A TARDE na última sexta-feira, 14 | Foto: Lula Bonfim | Ag. A TARDE

Detalhes

Para quem está acostumado a fazer a viagem de Salvador para Feira em pelo menos 1h30 através da BR-324, o novo trem regional pode garantir uma economia considerável no tempo, com a CCR estimando que os 103 quilômetros que separam as duas cidades sejam transpostos em apenas 45 minutos.

No documento, a CCR aponta que o novo trem aproveitaria a chegada do SMSL às proximidades de Águas Claras, indicando que a estação de partida do sistema poderia ser instalada na região.

O texto também considera o entorno do distrito de Humildes, às margens da BR-101, como o ponto de chegada na Princesa do Sertão, com a provável implantação de um sistema rodoviário integrado que ligasse o modal ao centro de Feira de Santana, através do Anel de Contorno.

Ainda de acordo com a empresa, Feira é vista como um ponto estratégico no desenvolvimento socioeconômico baiano, já que é cortada por três rodovias federais (BR-324, BR-101 e BR-116) e três estaduais (BA-052, BA-502 e BA-503), sendo “um dos mais importantes entroncamentos rodoviários e centros logísticos do Brasil", o que levaria a obra a impactar em diversos setores como investimentos imobiliários, polos de comércios e serviços, além da geração de renda e emprego.

O estudo indica, por fim, a possibilidade de expansão da malha ferroviária para o sudoeste do estado, rumo a Jequié, ou para o nordeste, onde poderia chegar a Alagoinhas ou até mesmo até Aracaju, capital de Sergipe.

Assuntos relacionados

feira de santana Jusmari Oliveira Mobilidade Salvador Sedur Trem Regional

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

feira de santana Jusmari Oliveira Mobilidade Salvador Sedur Trem Regional

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

feira de santana Jusmari Oliveira Mobilidade Salvador Sedur Trem Regional

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira
Play

Atentado fake? Prefeita de Aporá não estava no carro atingido por bala

Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira
Play

Maraú: após registro negado pela Justiça, Ravan acusa juiz de conluio

Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira
Play

Prefeita de cidade na Bahia sofre tentativa de homicídio; saiba mais

Projeto defendido pela CCR pode diminuir para 45 minutos o trajeto entre Salvador e Feira
Play

Candidato à prefeitura, Geraldo Jr. concede entrevista em A TARDE FM; assista ao vivo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA