Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Fim da segregação por facção? deputado quer mudar Lei Penal

Parlamentar critica modelo prisional e diz que separação não é prevista em lei

Por Redação

04/04/2025 - 17:34 h
Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados
Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados -

O deputado federal Capitão Alden (PL) quer proibir a separação de presos nas penitenciárias brasileira, sob a justificativa de pertencer a facções criminosas, organizações e grupos similares.

O parlamentar apresentou nesta sexta-feira, 4, um projeto de lei na Câmara dos Deputados seguindo essa linha, com o intuito de alterar a Lei de Execução Penal. O deputado argumenta que a atual legislação não prevê a divisão dos presos.

“Não existe hoje nas legislações vigentes amparo jurídico que justifique a separação de presos por facção criminosa nos presídios. Não há qualquer menção na lei de uso de facções como critério, mas há uma citação que enseja o argumento dos diretores: o de ‘segurança’”, disse Alden.

Leia Também:

O parlamentar ainda critica o modelo prisional e afirma que o ato tem se sobreposto a divisões obrigatórias previstas em lei, como por tipo de crime, regime de prisão ou distinção entre condenados e presos provisórios.

“O próprio Conselho Nacional de Justiça pontua que a separação de presos por facção só deveria ser usada ‘eventualmente’ como medida emergencial para evitar conflitos e mortes. Porém, o uso como regra é o ‘reconhecimento de que a execução penal fracassou’”, comentou o deputado.

Para Alden, a atual prática acaba servindo para fortalecer as organizações criminosas. “Hoje os presos separados por facções fazem orações, entoam gritos de guerra, disseminam símbolos e códigos de comunicação próprios, como gestos, tatuagens, exaltando e enaltecendo as facções”, argumenta. “Quando essa política é mantida a longo prazo, as consequências são gravíssimas”, emendou.

A proposta prevê que a implementação da nova redação à Lei de Execução Penal ocorra de forma gradativa, com adequações que garantam estrutura mínima nos presídios. Isso inclui o aumento do efetivo de policiais penais e apoio financeiro da União para investimentos nas unidades prisionais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara dos Deputados Capitão Alden deputado federal Facção criminosa lei penal projeto de lei

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados
Play

Rowena destaca parceria com municípios para alavancar educação na Bahia

Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados
Play

Novo edital do Corra pro Abraço é lançado em abertura da Caravana de Direitos Humanos

Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados
Play

“Degradante”, aponta secretário do Trabalho a tratamento dado a ambulantes pela Prefeitura

Proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados
Play

Primeiros trilhos do VLT já estão sendo instalados no Subúrbio

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA