Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA

BAHIA

Inema transfere licença ambiental para VLT no Comércio

Autorização diz respeito a implantação do trecho 4 em Salvador

Flávia Requião
Por Flávia Requião
| Atualizada em
Ilustração VLT de Salvador
Ilustração VLT de Salvador - Foto: Divulgação | GOVBA

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) transferiu uma licença ambiental, que tinha sido concedida para o Metrogreen Skyrail Concessionária, ao governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), para a implantação do trecho 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, que vai até o comércio.

O projeto anterior do VLT, tocado pelo consórcio Skyrail, previa o percurso, que circularia em 23,3 km de viadutos, saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

Leia mais
>> Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador
>>
PAC libera verba para projetos do VLT na Ribeira e no Comércio

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

No entanto, com a decisão do governo de romper o contrato com a concessionária no ano passado, uma nova proposta para o modal foi montada e o trecho 4, entre a Calçada e Comércio, foi excluído como possibilidade.

O novo projeto licitado pelo governo e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT, propriamente dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.

Leia mais
>> Governo da Bahia desapropria área para início das obras do VLT

Conforme o documento sobre a autorização, o novo trecho será de São Joaquim e seguirá até o Comércio, confirmando o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vem prometendo há alguns meses.

Em agosto deste ano, governo da Bahia também conseguiu a aprovação de R$ 990 mil no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a contratação da elaboração de projetos para levar o VLT aos bairros do Comércio, no Centro Histórico, e da Ribeira, na Península de Itapagipe.

O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a tendência é que o planejamento seja antecipado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Comércio Companhia de Transportes do Estado da Bahia CTB Governo do Estado da Bahia implantação inema Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos licença ambiental trecho 4 Veículo Leve sobre Trilhos VLT de Salvador

Relacionadas

Mais lidas