Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NEGOCIAÇÃO

“Inquieto pelo ritmo”, diz Jerônimo sobre ponte Salvador-Itaparica

Governador declara intenção de ajuste financeiro com o consórcio, mas não descarta distrato

Por Lula Bonfim

18/06/2024 - 16:08 h
Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês
Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou nesta terça-feira, 18, estar incomodado com a baixa velocidade dos trâmites para o início das obras da ponte Salvador-Itaparica. O petista afirmou que compreende a necessidade da sondagem e disse estar contente com os passos que foram dados, mas também admitiu inquietude com o ritmo das coisas.

“Realmente, o consórcio já começou inclusive [a sondagem] em águas entre águas médias, rasas e profundas. Então vocês já estão vendo aí as imagens. Não sei se vocês estiveram no local para fazer as fotografias, mas o consórcio distribuiu as fotografias, as imagens. Eu fico contente com essas ações, mas fico inquieto pelo ritmo”, contou Jerônimo.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo o governador, integrantes do governo federal devem trabalhar para pressionar a China por uma solução em relação à ponte. A expectativa é que, na próxima semana, haja uma novidade sobre o assunto.

“Eu sei que é necessário fazer sondagem para poder fazer o anteprojeto, o projeto executivo, e assim começarem as obras, mas nessa última ida do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Rui Costa à China, eu solicitei que eles pudessem fazer um apelo ao presidente Xi Jinping ou ao governo chinês, que nos ajudasse. Então, é possível que a gente possa desdobrar. Ainda estamos em negociação. Espero que a gente possa, nesta semana ou logo depois do São João, termos alguma novidade sobre o desdobramento e agilidade desse processo”, revelou o governador.

SAIBA MAIS:
>> Jerônimo critica ViaBahia e diz que cobrará Lula: “Elegemos para isso”
>> “Acho ruim”, diz Jerônimo sobre Tiago Ferreira ao lado de Bruno Reis

Jerônimo voltou a explicar que a pandemia de Covid-19 provocou um grande aumento nos preços dos insumos utilizados pela construção civil, o que majorou os custos previstos para as obras da ponte Salvador-Itaparica. O consórcio chinês que venceu a licitação, desde então, tem solicitado um reequilíbrio econômico do contrato, o que ainda está em negociação.

“Nós sabemos que é uma ponte cara. Teve um machucado muito forte, um prejuízo muito grande com a pandemia. Foi orçado um valor, mas a pandemia segurou a obra e, naturalmente, fazer uma conta para recompor o valor exige mexer no contrato. E eles estão fazendo. Os chineses estão solicitando que a gente possa rever o valor e nós estamos dispostos a ver isso, porque, se houver um distrato, a demora é maior, o prejuízo é maior. Então, nós estamos equilibrando uma conversa para ver o que é que a gente, do Estado, pode fazer”, detalhou.

O petista, porém, deixou claro que não descarta a possibilidade de realizar um distrato com o consórcio, buscando fazer uma outra licitação para a ponte Salvador-Itaparica, citando como exemplo o caso do monotrilho do Subúrbio.

“Consultarei sempre, antes de fazer qualquer iniciativa, o TCE [Tribunal de Contas do Estado]. Não farei nada descoberto. Mas terei coragem. Isso vocês podem ter certeza: eu terei coragem de tomar decisão que for precisa, para que a gente possa fazer acontecer a ponte”, afirmou Jerônimo.

“Vocês lembram o VLT, o que foi. Nós bancamos, recuperamos, refizemos o projeto, relicitamos e demos a ordem de serviço. Eu estou disposto a fazer isso com a ponte. Não tenho problema nenhum. A Bahia me elegeu para isso, para eu tomar decisões, tomar decisões acertadas. Eu não me furtarei à decisão que for tomada, depois de esgotadas as negociações com o consórcio chinês, no diálogo com o TCE e ,naturalmente, minha equipe técnica, que é de qualidade. Inclusive a equipe, tanto da Seinfra, quanto da Fazenda que cuida de PPP [parcerias público-privadas], já sabe que eu estou disposto a tomar as decisões necessárias”, concluiu o governador.

SAIBA MAIS:
>> Governo faz alterações nas polícias e Jerônimo explica: “Oxigenação”
>> Compra dos trens do VLT de Salvador pode ser fechada amanhã; entenda

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Jerônimo Rodrigues ponte salvador-itaparica

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Governador não descarta a possibilidade de um distrato com o consórcio chinês
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x