ALVO DE DISPUTA
Jerônimo defende espaço para marisqueiras em antiga fábrica da capital
Local é alvo de disputa entre gestões estadual e municipal que pleiteam projetos diferentes
Por Cássio Moreira e Gabriela Araújo
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) explicou na tarde desta segunda-feira, 6, a pretensão do Executivo com o espaço da antiga fábrica têxtil São Braz, localizada às margens da praia de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, alvo de disputa com a prefeitura.
“[Será um] espaço especial para pescadores e marisqueiras. Esse espaço é para isso. Eu soube que seria uma construção de um ambiente de cinema. Eu também defendo”, disse o petista após o lançamento do programa Férias na Escola, na capital baiana.
O local foi desapropriado tanto pela gestão municipal como a estadual, em períodos diferentes, que integra o Edital do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) da cidade. Além deste espaço, o governo Jerônimo pretende construir um Parque das Ruínas, como o do Rio de Janeiro, que segundo o chefe do Executivo, mostrará a “beleza do Subúrbio” para o mundo.
“Nesse ambiente está sendo [desenvolvido] um projeto ao lado de toda a via do VLT, nós vamos fazer uma recuperação de imagem para que o nosso Subúrbio tenha realmente oportunidade de apresentar para o mundo inteiro, a riqueza e a beleza que é”, acrescentou.
Leia mais
>> “Não haverá polêmica”, diz Bruno sobre disputa pela antiga fábrica
>> Prefeitura desapropria antiga fábrica têxtil para Polo Audiovisual
>>Governo desapropria prédio da antiga fábrica São Braz, no Subúrbio
Já a prefeitura de Salvador estima construir uma espécie de Projac no espaço, com diversos estúdios para a gravação de filmes, novelas e séries, e faz parte do projeto SalCine, idealizado pelo secretário Pedro Tourinho.
O petista, por sua vez, demonstra que não deve recuar na queda de braço com a prefeitura pelo local. Durante conversa com jornalistas, o gestor estadual disse que está disposto a conversar com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), mas reforçou a importância que a proposta tem para a comunidade local.
“Vamos conversar para ver o que é melhor para Salvador. Tenho certeza que qualquer pessoa com discernimento do prefeito vai entender que o projeto da marisqueira é intenso e a gente pode tranquilamente viabilizar um outro espaço para que o projeto do cinema também seja fortalecido”, afirmou.
“Eu estive lá pessoalmente para ver a importância e ouvir das marisqueiras a necessidade daquele ambiente”, concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes