BAHIA
Jerônimo encaminha pedido que altera lei para viabilizar recursos ao VLT
Governador pretende usar recursos de um empréstimo da gestão de Jaques Wagner
Por Flávia Requião
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um pedido de alteração de uma lei para viabilizar recursos para a implantação do trecho 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS), Calçada - Comércio.
Leia mais
>> Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador
A solicitação se refere à Lei nº 13.194 de 19 de novembro aprovada em 2014 no final da gestão de Jaques Wagner. Na ocasião, o então governador do Estado recebeu a autorização para a contratação de um empréstimo de crédito interno de R$ 800 milhões, direcionados para a execução das obras do Projeto Metrô de Salvador - Linha 1 - Tramo 3 - Pirajá-Águas Claras-Cajazeiras.
Com a alteração, a pedido de Jerônimo, o recurso também passará, caso aprovado pela Casa, a cobrir os investimentos para a execução das obras do VLT trecho 4.
O requerimento do governador também indica que na tramitação do projeto, seja observado o regime de urgência.
VLT no Comércio
No início do mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) transferiu uma licença ambiental, que tinha sido concedida para o Metrogreen Skyrail Concessionária, ao governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), para a implantação do trecho 4 do VLT de Salvador, que vai até o comércio.
O projeto anterior do VLT, tocado pelo consórcio Skyrail, previa o percurso, que circularia em 23,3 km de viadutos, saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
No entanto, com a decisão do governo de romper o contrato com a concessionária no ano passado, uma nova proposta para o modal foi montada e o trecho 4, entre a Calçada e Comércio, foi retirado do projeto.
O novo projeto licitado pelo governo e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT, propriamente dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.
Leia mais
>> PAC libera verba para projetos do VLT na Ribeira e no Comércio
Conforme o documento sobre a autorização, o novo trecho será de São Joaquim e seguirá até o Comércio, confirmando o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vem prometendo há alguns meses.
O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a tendência é que o planejamento seja antecipado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes