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25/10/2024 às 7:38 | Autor: Flávia Requião

BAHIA

Jerônimo encaminha pedido que altera lei para viabilizar recursos ao VLT

Governador pretende usar recursos de um empréstimo da gestão de Jaques Wagner

Requerimento do governador também indica que na tramitação do projeto, seja observado o regime de urgência
Requerimento do governador também indica que na tramitação do projeto, seja observado o regime de urgência -

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um pedido de alteração de uma lei para viabilizar recursos para a implantação do trecho 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS), Calçada - Comércio.

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>> Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador

A solicitação se refere à Lei nº 13.194 de 19 de novembro aprovada em 2014 no final da gestão de Jaques Wagner. Na ocasião, o então governador do Estado recebeu a autorização para a contratação de um empréstimo de crédito interno de R$ 800 milhões, direcionados para a execução das obras do Projeto Metrô de Salvador - Linha 1 - Tramo 3 - Pirajá-Águas Claras-Cajazeiras.

Com a alteração, a pedido de Jerônimo, o recurso também passará, caso aprovado pela Casa, a cobrir os investimentos para a execução das obras do VLT trecho 4.

O requerimento do governador também indica que na tramitação do projeto, seja observado o regime de urgência.

VLT no Comércio

No início do mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) transferiu uma licença ambiental, que tinha sido concedida para o Metrogreen Skyrail Concessionária, ao governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), para a implantação do trecho 4 do VLT de Salvador, que vai até o comércio.

O projeto anterior do VLT, tocado pelo consórcio Skyrail, previa o percurso, que circularia em 23,3 km de viadutos, saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

No entanto, com a decisão do governo de romper o contrato com a concessionária no ano passado, uma nova proposta para o modal foi montada e o trecho 4, entre a Calçada e Comércio, foi retirado do projeto.

O novo projeto licitado pelo governo e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT, propriamente dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.

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>> PAC libera verba para projetos do VLT na Ribeira e no Comércio

Conforme o documento sobre a autorização, o novo trecho será de São Joaquim e seguirá até o Comércio, confirmando o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vem prometendo há alguns meses.

O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a tendência é que o planejamento seja antecipado.

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Tags:

Alba calçada Comércio Jerônimo Rodrigues PT VLT VLT de Salvador

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