Líder da bancada baiana, Lídice diz que apoio a Lira é necessário | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Líder da bancada baiana, Lídice diz que apoio a Lira é necessário

Deputado alagoano concorre à reeleição da Presidência da Câmara, em fevereiro

Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2023 às 13:08 h | Autor: Lucas Franco
"O nome de Arthur Lira é hoje consensual entre a maioria dos parlamentares", disse Lídice da Mata
"O nome de Arthur Lira é hoje consensual entre a maioria dos parlamentares", disse Lídice da Mata -

Uma das presentes no jantar da bancada baiana na Câmara em apoio à candidatura de reeleição de Arthur Lira (PP) para a Presidência da Casa, nesta terça-feira, 24, em Brasília, Lídice da Mata (PSB) justificou o posicionamento por conta do desafio pelo qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar durante o seu mandato.

"Esse é o momento de pacificação do país e entendemos que os poderes da República são autônomos", disse a líder da bancada baiana na Câmara, em conversa com o Portal A TARDE.

Leia mais: Bolsonaristas radicais invadem o Congresso, STF e o Planalto

Deputados federais que apoiam os governos de Jerônimo Rodrigues (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiveram presentes, assim como alguns que fazem oposição ao Governo do Estado e ao Governo Federal. "O nome de Arthur Lira é hoje consensual entre a maioria dos parlamentares e o PSB resolveu apoiá-lo, assim como grande parte da base do presidente Lula, que terá o desafio de reconstruir o Brasil e, para isso, precisa ter uma relação harmônica com o parlamento”, concluiu Lídice. A eleição para a Presidência da Câmara acontecerá no início de fevereiro.

Outros apoiadores dos governos Jerônimo e Lula que se manifestaram foram os deputados federais Zé Neto (PT) e Alice Portugal (PCdoB). "Lira conseguiu agregar essa composição e terá uma das votações mais expressivas da história da Câmara", disse o parlamentar petista, também em conversa com o Portal A TARDE.

A parlamentar do PCdoB, por sua vez, manifestou seu posicionamento em sua página do Instagram. "Construção de um equilíbrio dinâmico, que permita @lula governar o Brasil, será uma proteção aos direitos do povo e à democracia", argumentou Alice.

Durante a eleição para a Presidência da República, Arthur Lira apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (PL). Uma semana após a vitória de Lula, porém, o apoio para a reeleição do deputado na Presidência da Câmara já era cogitada, embora não confirmada, entre deputados petistas.

Lira, que disse esperar garantia de que Lula não se opusesse à sua reeleição no comando da casa legislativa, chegou a se dispor a passar a faixa presidencial para o petista na posse, por conta da ausência anunciada de Bolsonaro. Na cerimônia, a faixa presidencial foi passada a Lula por um grupo de pessoas que representava o povo brasileiro.

Leia mais: Buscando reeleição, Lira acena para liberdade de Bolsonaro

Publicações relacionadas