Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CÂMARA DE SALVADOR

Oposição de Salvador acusa base de retaliação por projetos barrados

Última sessão legislativa foi marcada por tensão entre vereadores

Por Gabriela Araújo

17/06/2025 - 16:35 h | Atualizada em 17/06/2025 - 21:35
Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT)
Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT) -

Os vereadores de governo e oposição entraram em rota de colisão na tarde desta terça-feira, 17, durante a última sessão legislativa antes do recesso parlamentar. O motivo do entrave foi a falta de acordo nos projetos da oposição que seriam aprovados, e que foram rejeitados pela situação, o que gerou uma intensa discussão no plenário Cosme de Farias.

Nos bastidores, a minoria diz acreditar que a medida se trata de "retaliação" após a invasão dos servidores à Câmara na votação do projeto de reajuste.

Durante o tempo partidário, o vereador Silvio Humberto (PSB) sugeriu que a bancada da minoria retirasse os projetos da ordem do dia para evitar a rejeição dos governistas às proposições de requerimento, indicação e moção de autoria do grupo.

“Nós vamos sugerir a retirada dos nossos projetos da Ordem do Dia já que não tem acordo. É do jogo da democracia”, propôs o socialista ao presidente Carlos Muniz (PSDB), no púlpito da Casa.

Leia Também:

O pedido foi endossado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), contudo, não foi à frente. Durante a abertura das discussões para a votação das propostas, a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), manteve os documentos para apreciação.

“Aqui não pode ser chantagem, nem uma moeda que vai lá e vem cá. [...]. O encaminhamento do meu colega Silvio Humberto é bem pertinente. Fica um exemplo, senhor presidente, muito ruim aqui nesta tarde. O Parlamento é para isso, para a gente falar”, disse a petista.

Já o chefe do Legislativo, Carlos Muniz (PSDB), disse: "Não poderia deixar vocês serem pegos de surpresa. A minha parte eu fiz. Não posso pedir para que a base de governo vote nos projetos dos colegas de oposição".

O que dizem os governistas

Na tentativa de manter a votação, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil), defendeu a autonomia do Parlamento e as rejeições saudáveis dos projetos tanto de oposição como de governo.

"Não há garantias de que um vereador ou bloco partidário seja favorável ou desfavorável a determinada matéria. Se tudo que fosse submetido, fosse aprovado, não adiantava estarmos aqui", afirmou o líder do União na Câmara.

Durante discurso, o líder de governo, Kiki Bispo (União), apontou "hipocrisia" dos grupos opositores, que teriam feito o mesmo em outras votações, e mencionou também a relação entre os blocos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

"Quero dizer que a oposição, mesmo em pautas não polêmicas, já votaram contrariamente à projetos de vereadores, e os vereadores da base não podem votar contra em uma ou duas matérias? Isso ocorre na Assembleia, aqui não", bradou Kiki.

Rejeição

Ao todo, seis projetos de indicação, moção e requerimento, de autoria de vereadores de oposição, foram rejeitados no plenário da Câmara. Antes, os partidos aliados ao governo apresentaram posicionamentos contrários.

Confira

PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 200/23

Indica ao prefeito, que revogue o art. 11 do Decreto Municipal 11.228/1996, extinguindo a limitação de uso diário e mensal das meias-passagens estudantis no transporte coletivo público de ônibus em Salvador. Autora: vereadora Marta Rodrigues.

PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 201/23

Indica ao prefeito, que, edite o art. 2º do Decreto Municipal 24.088/2013, aumentando de 02(duas) para 03(três) horas o prazo para uso do sistema de integração do transporte coletivo público de ônibus em Salvador. Autora: vereadora Marta Rodrigues.

PROJETO DE INDICAÇÃO 209/25

Indica ao Sr. Prefeito Bruno Reis a previsão e regulamentação de cargo de provimento efetivo de Assistente de Desenvolvimento Infantil (ADI) no Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação do Município de Salvador. Autor: vereador professor Hamilton Assis (PSOL).

MOÇÃO Nº 72/25

Apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) que enfrenta um processo injusto de cassação do seu mandato na Câmara dos Deputados. Autor: vereador Professor Hamilton Assis (PSOL).

MOÇÃO Nº 104/25

Apoio aos moradores das comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto e aos militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Oeste da Bahia, que vêm sofrendo um processo de perseguição e criminalização por defenderem seus territórios. Autor: vereador Professor Hamilton Assis (PSOL).

REQUERIMENTO Nº 197/25

Requer à Mesa, ouvido o Plenário, a realização de Sessão Especial Pelo Fim da Escala 6 x 1. Autor: vereador Professor Hamilton Assis (PSOL).

REQUERIMENTO Nº 198/25

Requer à Mesa, ouvido o Plenário, a criação e instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Pagamento Integral do Piso Salarial aos Profissionais da Educação de Salvador. Autor: vereador Professor Hamilton Assis (PSOL).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara de Vereadores Salvador CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Salvador sessão legislativa vereadores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT)
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT)
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT)
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Vereadora de oposição, Marta Rodrigues (PT)
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x