Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUTO

Políticos baianos lamentam morte da jornalista Wanda Chase

Comunicadora morreu na madrugada desta quinta-feira, 3, após ser submetida a uma cirurgia de emergência

Por Redação

03/04/2025 - 7:28 h | Atualizada em 03/04/2025 - 10:46
Wanda Chase morreu aos 74 anos
Wanda Chase morreu aos 74 anos -

Políticos baianos foram às redes sociais na manhã desta quinta-feira, 3, para lamentar a morte de Wanda Chase, considerada ícone do jornalismo baiano, registrada na madrugada de hoje, no Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador.

Ativista do movimento negro, a manauara Wanda Chase foi submetida a uma cirurgia de emergência para tratar uma aneurisma da aorta e acabou não resistiu ao procedimento.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também é cantora, relembrou os encontros com a comunicadora e reforçou a luta da jornalista por igualdade racial e justiça social.

Leia Também:

“Lembro-me das vezes em que nos encontramos, ela sempre com um sorriso, alegria contagiante e muita competência no que fazia. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por igualdade racial e justiça social”, diz Margareth.

Ela também se solidarizou com os familiares e amigos de Wanda. “Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de Wanda Chase. Que seu legado de resistência, amor e dedicação à causa negra continue a inspirar gerações futuras”.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também lamentou a morte da jornalista, quem ele se referiu como "defensora aguerrida da cultura afro-brasileira".

"Uma figura marcante do jornalismo da Bahia nos deixou hoje. Wanda Chase, manauara de coração soteropolitano, era defensora aguerrida da cultura afro-brasileira e informava de um jeito único e cativante o dia a dia do baiano. Meus sentimentos à família, amigos e fãs".

Prefeito de Salvador

Conhecida pelo seu amor pelo Carnaval de Salvador e sua cobertura jornalística da folia momesca, o prefeito da capital, Bruno Reis (União Brasil), diz que a comunicadora "marcou uma geração de telespectadores".

“Ao longo de décadas, ela marcou uma geração de telespectadores com sua presença marcante, especialmente durante as coberturas do Carnaval de Salvador, se destacando como uma das grandes comunicadoras da nossa folia. Wanda inspirou muita gente e deixa um legado imenso. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade à família, amigos, colegas de imprensa e a todos que admiravam essa grande profissional”, acrescentou.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Prefeitura de Salvador (@prefsalvador)

Deputados federais

A deputada federal Alice Portugal, correligionária de Olívia, também se manifestou sobre a morte de Wanda Chase.

"Referência na comunicação, militante do movimento negro e defensora da cultura da Bahia, Wanda deixa um legado de luta e inspiração. Que sua memória siga viva. Descanse em paz!", disse a parlamentar.

Outra parlamentar a se posicionar sobre a morte foi Lídice da Mata (PSB). Ela diz que recebeu a notícia "com tristeza e surpresa" e falou sobre o último encontro que teve com a jornalista, em Brasília.

"Wanda deixa um legado inestimável, não apenas no jornalismo, mas também na defesa da justiça social e da representatividade. Sua presença fará falta, mas sua história seguirá viva inspirando novas gerações", diz, em nota disparada para imprensa.

"Há quatro meses, nos encontramos em Brasília, durante debate para criação do Dia da Axé Music. Ela participou da sessão proposta pelo nosso mandato e deu uma grande contribuição para as discussões, pois era uma referência no assunto".

Deputados estaduais

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que mantinha uma amizade com a jornalista, considerou a morte como “um choque” e relembrou a trajetória de Chase no movimento negro.

“Sem acreditar nesta notícia tão dolorosa! A morte de Wanda Chase é um choque pra todas nós baianas e baianos que convivemos com essa jornalista e apresentadora altamente competente, consistente nos seus argumentos e totalmente comprometida com a causa negra antirracista! Uma mulher negra pioneira no jornalismo baiano, que abriu caminho para que outras pudessem passar”.

Já a deputada estadual Fátima Nunes (PT), autora do título de cidadã baiana a Wanda, lamentou a morte.

"Amanheço com essa triste notícia, a partida da jornalista Wanda Chase. Ela, que nasceu em Manaus, nos deixou na noite deste dia 2 de abril, na capital. Nós, deputados e deputadas da Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, aprovamos e concederiamos, no último dia 13 de março, através da liderança, o Título de Cidadã Baiana à Wanda, mas, por motivo de saúde, o evento foi adiado. Que tristeza!", escreveu.

O deputado estadual Nelson Leal (PP) também se pronunciou sobre o assunto e diz que recebeu a notícia "com pesar". O parlamentar falou sobre a homenagem que a jornalista receberia na Casa Legislativa, e destacou a competência da manauara no jornalismo baiano.

"Com uma carreira premiada e marcada pela excelência, Wanda deixa um legado de competência, representatividade e amor pela Bahia. Seria homenageada pela Assembleia Legislativa com o Título de Cidadã Baiana, reconhecimento merecido por sua contribuição à cultura e à comunicação do nosso estado", escreveu em suas redes sociais.

Presidente da Câmara Municipal de Salvador

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), elogiou a jornalista e falou sobre a sua representatividade no mercado da comunicação.

"Wanda construiu uma trajetória marcada pela competência, sensibilidade e compromisso com a verdade. Mais que uma grande profissional, foi uma voz potente em defesa da representatividade negra na mídia", disse.

Vereadores

O vereador de Salvador, Téo Senna (PSDB), rememorou os caminhos percorridos por Wanda no jornalismo e reconheceu a importância dela para a área.

“Recebo com tristeza a notícia da morte de Wanda Chase, ícone do jornalismo baiano. Wanda fez história na televisão da Bahia, com sua elegância, inteligência e profissionalismo que marcaram gerações. Sua voz inconfundível e sua forma singular de comunicar deixam um legado inesquecível para a imprensa e para todos que acompanharam sua trajetória”.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) falou sobre o legado deixado pela profissional de comunicação na Bahia. "Que perda grande o falecimento de Wanda Chase! Wanda foi uma pioneira no jornalismo baiano. Uma mulher negra de compromisso com a luta antirracista, de competência e potência. Abriu espaços para outras mulheres negras e se tornou referência. Minha solidariedade à família!".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

homenagens jornalismo baiano ministra Margareth Menezes Morte Políticos baianos wanda chase

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Wanda Chase morreu aos 74 anos
Play

Rowena destaca parceria com municípios para alavancar educação na Bahia

Wanda Chase morreu aos 74 anos
Play

Novo edital do Corra pro Abraço é lançado em abertura da Caravana de Direitos Humanos

Wanda Chase morreu aos 74 anos
Play

“Degradante”, aponta secretário do Trabalho a tratamento dado a ambulantes pela Prefeitura

Wanda Chase morreu aos 74 anos
Play

Primeiros trilhos do VLT já estão sendo instalados no Subúrbio

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA