BAHIA
Prefeitura coloca repasse do FPM como garantia de empréstimo
Pedido de alteração foi enviado na segunda-feira, 26, à Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Salvador recebeu na sessão de segunda-feira, 26, um pedido do Poder Executivo para alteração da Lei 9.613/2021, que trata de um pedido de empréstimo de 125 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), com garantia da União.
Na alteração, a prefeitura propôs incluir o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como uma das garantias para o pagamento do crédito.
Leia também:
>> Jerônimo faz 10º pedido de autorização para empréstimos; veja valores
>> União Brasil doa R$ 10 milhões para campanha de Bruno Reis
Só neste ano, de acordo com o Portal da Transparência do Tesouro Nacional, Salvador já recebeu pouco mais de R$ 864,3 milhões de repasse do FPM.
Na alteração da lei, que passa a vigorar como 9.818/2024, a prefeitura apresenta como contragarantia, "ora vinculada à União, exclusivamente aquela caracterizada pelo Fundo de Participação dos Municípios, será oferecida, também, à Instituição financeira credora em caráter complementar para a cobertura das obrigações, principais e acessórias, não cobertas pela União, nos termos do contrato de garantia a ser celebrado em decorrência da operação de crédito objeto desta Lei".
A tendência é que, durante o período eleitoral, os encontros dos parlamentares em plenário aconteçam apenas nas segundas-feiras e que sejam apeciados apenas projetos de vereadores. Votações de propostas do Executivo devem ficar para após as eleições.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro