BAHIA
Presidente da Itália visita Salvador nesta sexta-feira
Sergio Mattarella encerra sua viagem ao Brasil com passagem pela Bahia
Por Flávia Requião e Lula Bonfim
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deve desembarcar em Salvador na próxima sexta-feira, 19, para uma visita à unidade da Comunidade Franciscana de Betânia, no bairro de São Cristóvão. Como chefe de Estado, a liderança italiana exerce a função de representante diplomático do país.
A visita de Mattarella a Salvador fecha o circuito do presidente da Itália em território brasileiro, que também comemora a marca de 150 anos da imigração italiana no Brasil. Procuradas pelo Portal A TARDE, as assessorias do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmaram que ainda não há agenda confirmada dos líderes políticos baianos com o chefe de Estado europeu.
Mattarella já se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília nesta segunda-feira, 15, quando assinou acordos com o governo brasileiro. Nesta terça, 16, foi a Porto Alegre, para verificar a herança italiana no Rio Grande do Sul e mandar uma mensagem de solidariedade ao povo gaúcho, que sofreu com enchentes há dois meses e recebeu 25 toneladas de ajuda humanitária oriunda da Itália.
Antes de vir a Salvador, Mattarella ainda passará por São Paulo, nesta quarta-feira, 17, quando se encontrará com 200 representantes da comunidade ítalo-paulista; e pelo Rio de Janeiro na quinta, 18, para discursar no Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
VEJA MAIS:
>> Prefeitura dá novo passo para início de obras na Avenida Contorno
>> Saiba como o governo Jerônimo pretende pagar pelos trens do VLT
>> Prefeitura contrata empresa para mudanças no Acesso Norte
Itália na Bahia
A Comunidade Franciscana de Betânia, fraternidade católica de origem italiana que receberá Mattarella, ergueu em São Cristóvão um templo de madeira que, ao mesmo tempo, funciona como um centro de formação de jovens. No local, eles instalaram uma creche, com capacidade para atender a até 120 crianças, de 4 meses a 5 anos de idade.
A estrutura do templo, desenhado por arquitetos italianos do escritório Mixtura, foi pensada de maneira sustentável, unindo técnicas de conforto térmico, geração de energia solar e armazenamento de água da chuva.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes