Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Rui confirma Lula na inauguração da fábrica da BYD em Camaçari

Ministro da Casa Civil revelou desejo do presidente em estar presente no evento

Por Anderson Ramos e Eduardo Dias

05/06/2025 - 13:19 h | Atualizada em 05/06/2025 - 13:30
Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília
Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília -

O presidente Lula deve estar presente na inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, no dia 26 deste mês. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quinta-feira, 5, que revelou o desejo do mandatário de participar da solenidade na Bahia.

Leia Também:

Lula está na França, em uma visita de Estado que vai dos dias 4 a 9 de junho, a convite do presidente francês Emmanuel Macron. Esta é a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país em 13 anos .

Eu falei com o ele ontem, ele estava na França, e ele disse: ‘mande revisar minha agenda que eu quero ir. Segunda-feira, quando ele chega na à noite, terça-feira vamos despachar com ele. O Márcio França, ministro do Empreendedorismo, está lá na quarta e ele bate o martelo
Rui Costa - ministro da Casa Civil

Chegada e inauguração da fábrica em Camaçari

A montadora chinesa BYD vai inaugurar oficialmente a fábrica de veículos elétricos no município de Camaçari, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A data será 26 de junho, a partir das 9h.

A BYD chegou a Camaçari em 9 de outubro de 2023, quando a empresa chinesa lançou a pedra fundamental de seu novo complexo industrial nas antigas instalações da Ford. O evento contou com a presença de autoridades como o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, e o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

As obras da fábrica começaram oficialmente em 5 de março de 2024, com previsão inicial de início da produção entre o final de 2024 e o início de 2025. No entanto, devido a investigações sobre condições de trabalho análogas à escravidão envolvendo uma empresa terceirizada e a condições climáticas adversas, o cronograma foi ajustado.

A expectativa atual é que a fábrica esteja totalmente operacional até o final de 2026, iniciando com a montagem de veículos a partir de kits semiacabados ainda em 2025.

O complexo industrial da BYD em Camaçari representa o maior investimento da empresa fora da China, com aportes que passaram de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões. A planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos elétricos por ano e deverá gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo do projeto.

Além da produção de carros elétricos e híbridos, a fábrica incluirá unidades para fabricação de chassis de ônibus, caminhões elétricos e processamento de lítio e ferro fosfato para baterias. A iniciativa marca um novo capítulo na indústria automobilística brasileira, especialmente no Nordeste, e reforça o compromisso da BYD com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

byd BYD Camaçari Lula Rui Costa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília
Play

Pastor Isidório relata resgate tenso de homem em árvore; veja vídeo

Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília
Play

Invasão à Câmara deve virar CEI; vereador Hamilton Assis é alvo

Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília
Play

Sindicalista é preso após invadir e tumultuar sessão na Câmara

Lula ao lado da vice-presidenta Executiva da BYD e CEO da BYD nas Américas, Stella Li em Brasília
Play

Câmara de Salvador aprova reajuste dos servidores a portas fechadas

x