ENTENDA MOTIVO
Vagões do metrô para mulheres ainda não tem data para ser implementado
Vereadora Marta Rodrigues (PT), autora da lei, explica trâmites para colocar novidade em funcionamento
Por Gabriela Araújo

A vereadora Marta Rodrigues (PT), autora do projeto de lei que destina vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador, sancionado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) na última segunda-feira, 31, explicou o motivo de ter apresentado a iniciativa para a capital baiana.
“Eu tive ano passado, na estação Pirajá que foi entregue para a população uma sala para acolher as mulheres vítimas da importunação sexual. Quando inaugurou, que eu sair, eu encontrei algumas mulheres [que sugeriu a possibilidade] de fazer alguns vagões, igual tem em Brasília, São Paulo, Rio [de Janeiro], Recife… Nos debruçamos e apresentamos um projeto de lei”, contou a vereadora nesta quarta-feira, 2, após sessão legislativa.
Leia Também:
Apesar da sanção do projeto, os vagões exclusivos para o público feminino ainda não tem data definida para entrar em vigor. Isso porque o modal, que é administrado pela CCR Metrô Bahia, é de competência estadual e está sob o guarda-chuva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Em coletiva de imprensa, a edil falou sobre o andamento das conversas com a pasta, de responsabilidade da secretária Jusmari Oliveira. “Agora, nós já estamos na tratativa com o governo do Estado para vestir um vagão, a gente vai ver uma cor ainda. Vamos combinar com as mulheres, pois tem um grupo que já tem nos procurado para que no dia façamos um grande ato”.
Funcionamento dos vagões
Os vagões funcionarão nos horários de maior circulação de pessoas no transporte público, isto é, das 6h às 9h, no período matutino, e das 17h às 20h, no vespertino, de segunda a sexta-feira. A novidade não é válida para feriados e finais de semana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes