NOVOS ARES
Veja como vai ficar Estação da Calçada após reforma para receber VLT
Govenador assinou ordem de serviço que autoriza o início da reforma da antiga estação
Por Flávia Requião e Anderson Ramos

Na manhã desta terça-feira, 29, o governador Jerônimo Rodrigues, assinou uma ordem de serviço que autoriza o início da reforma da antiga Estação da Calçada, em Salvador, como parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Leia Também:
No evento realizado no Largo da Calçada, na Cidade Baixa, foram apresentadas à imprensa algumas imagens com a projeção da estação após a reforma. Nos mais de 7,5 mil metros quadrados de área construída, o projeto prevê restauração das fachadas, instalação de elevador para acessibilidade, bancos em madeira, iluminação cênica e reaproveitamento de elementos históricos, como postes antigos e esquadrias em madeira e vidro.
O governo não especificou o valor da intervenção, mas informou que o investimento está incluso nos R$ 1,4 bilhão, que irão também para a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescados na IIha de São João, destinada a marisqueiras e pescadores, e para a implantação do Mercado São Braz, em Plataforma.
“Agora acabei de fazer uma autorização da obra dessa modernização dessa estação. Essa estação nós será referencial aqui nessa região, na Calçada para a Liberdade, quem passa por aqui por São Joaquim. Essa região vai ser valorizada. Então, nós estamos requalificando e dinamizando a vida no Centro Histórico, nessa parte de baixo de Salvador. Nós estamos fazendo uma espécie de um grande shopping, onde as pessoas poderão pegar o VLT para a gente dinamizar essa região”, disse o governador.
Veja as imagens do projeto da nova Estação da Calçada:





Testes do VLT
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues projetou que os primeiros teste do VLT devem ser iniciados ainda neste ano. “Estamos chegando a quase 20% da obra. A nossa expectativa é que a gente possa até o final do ano, em dezembro receber trens para fazer os testes sem gente dentro e na sequência com gente dentro”, disse o governador.
O modal visa substituir o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento é de mais de R$ 5 bilhões. A expectativa é de que o primeiro lote, que liga a Calçada até a Ilha de São João seja entregue aos soteropolitanos ainda no primeiro semestre de 2026.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes