POLÍTICA
Bloqueio do nervo frênico: entenda nova cirurgia de Bolsonaro
Procedimento é indicado para tratar casos de soluços persistentes

Por Victoria Isabel

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por um novo procedimento cirúrgico neste sábado, 27. De acordo com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi realizado um bloqueio do nervo frênico, concluído pouco antes das 16h.
A intervenção ocorreu dias após Bolsonaro ter sido submetido à retirada de uma hérnia inguinal bilateral, na última quinta-feira, 25.
O procedimento foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após avaliação médica da Polícia Federal, que apontou a necessidade da cirurgia para evitar o agravamento do estado de saúde do ex-presidente.
O que é o bloqueio do nervo frênico
O bloqueio do nervo frênico é um procedimento indicado para casos de soluços persistentes que não respondem aos tratamentos convencionais. A técnica reduz temporariamente a atividade do nervo responsável pelo controle do diafragma, ajudando a interromper o quadro quando há impacto clínico relevante.
Leia Também:
Trata-se de uma cirurgia realizada com anestesia local, na qual um medicamento é aplicado próximo ao nervo frênico, geralmente com auxílio de ultrassom.
A técnica interrompe temporariamente os sinais nervosos que controlam o diafragma, sendo indicada apenas em situações específicas, como a de Bolsonaro, segundo avaliação médica.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



