Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM AVALIAÇÃO

Bolsonaro pode se livrar de cumprir pena na Papuda; saiba o motivo

Ministros do STF entendem que estado de saúde do ex-presidente é delicado

Redação

Por Redação

25/09/2025 - 8:28 h | Atualizada em 25/09/2025 - 12:19
Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar
Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar -

Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro (PL) pode começar a cumprir a pena em prisão domiciliar. A possibilidade está sendo discutida por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que estão levando em consideração a saúde do ex-presidente.

A preocupação maior não é com o recém-descoberto câncer de pele, mas com o quadro na região abdominal, considerado delicado por médicos especialistas que atendem, inclusive, servidores da Corte, segundo apuração de Paulo Cappelli do portal Metrópoles.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Inicialmente, o Supremo pretendia enviar Bolsonaro para uma cela especial no presídio da Papuda, de modo a demonstrar que não haveria privilégio. Agora, contudo, o consenso é que a manutenção da prisão domiciliar é a alternativa mais apropriada, pela necessidade de cuidados médicos e para facilitar o deslocamento de Bolsonaro em caso de eventual emergência. Integrantes da Corte ainda lamentam o óbito de um detento do 8 de Janeiro que morreu na cadeia após passar mal.

Ainda de acordo com a publicação, a dúvida, hoje, é se Bolsonaro ficará direto em prisão domiciliar ou se, antes, será enviado a uma cela especial fora de casa. No caso da segunda opção, a Corte acolherá com agilidade um pedido da defesa para restabelecer a condição anterior.

Atualmente, o ex-presidente está detido preventivamente por descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes em inquérito que o investigou por coação no curso do processo. Bolsonaro não foi denunciado após a conclusão dessa investigação.

O local em que o ex-presidente cumprirá pena devido à condenação será definido apenas após a apreciação dos recursos e o trânsito em julgado da ação penal sobre golpe de Estado.

Insalubridade na Papuda

Um dos possíveis destinos de Jair Bolsonaro para cumprir a pena após ter sido condenado por tentativa de golpe de Estado, o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, enfrenta superlotação e condições precárias, em especial na ala destinada aos presos idosos, a mais cheia do presídio, e até oferta de comida estragada.

Um levantamento da Defensoria Pública do DF, de junho deste ano, apontou taxa de ocupação de 186,4% na ala onde estão as pessoas com 60 anos ou mais. Eram então 330 detentos para 177 vagas.

Relatos colhidos pelos defensores do DF apontam que a quantidade de comida é insuficiente. São previstas quatro refeições diárias no presídio: café da manhã e almoço, jantar e ceia, porém o intervalo entre a última refeição do dia (16h) e a primeira do dia seguinte (8h) é muito longo, isso porque o jantar e a ceia são servidos juntos, às 16h.

A qualidade dos alimentos é outro ponto crítico. Segundo relatório, itens como mamão, melão, banana, abóbora, abobrinha, macarrão de dietas especiais e carne moída, chamada pelos presos de boi ralado, são frequentemente servidos estragados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Jair Bolsonaro Papuda Prisão domiciliar STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

x