Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

GUERRA COMERCIAL

Brasil reage a Trump? Lula assina decreto contra tarifaço dos EUA

Medida será publicada no Diário Oficial na terça-feira, 15

Gabriela Araújo
Por Gabriela Araújo
| Atualizada em
Presidente Lula (PT) assinando decreto
Presidente Lula (PT) assinando decreto -

O presidente Lula (PT) assinou nesta segunda-feira, 14, a regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica após o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras anunciado pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista com jornalistas após evento com representantes dos taxistas, em Brasília.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O gestor também confirmou à imprensa que o decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça, 15.

“Já está pronto o decreto. Vamos despachar com ele agora. [...]. A denominação reciprocidade pode responder a um formato rápido se outro país fizer medidas semelhantes a essa que foi anunciada pelos Estados Unidos”, disse o baiano, descartando a possibilidade de uma edição extra do documento.

Leia Também:

REPOSTA A TRUMP?

Sem vetos, Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial
Sem vetos, Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial imagem

POLÍTICA

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção
Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção imagem

POLÍTICA

O que é a Lei de Reciprocidade tanto falada por Lula
O que é a Lei de Reciprocidade tanto falada por Lula imagem

O despacho entre o presidente e os ministros, por sua vez, não consta na agenda oficial do mandatário.

O que diz a Lei da Reciprocidade?

A lei autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras unilaterais, como taxas e outras medidas severas aos produtos do Brasil no mercado global, foi sancionada pelo mandatário em abril após aprovação no Congresso Nacional.

A nova ofensiva do petista tem o intuito de retaliar as medidas impostas pelo chefe da Casa Branca, que devem atingir setores estratégicos da economia brasileira, e uma aposta dos governistas para reverter a crise diplomática entre os países.

Comitê de empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai criar um comitê de empresários para tratar de saídas para o tarifaço anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a produtos brasileiros exportados ao país norte-americano.

A decisão foi tomada durante reunião de emergência com ministros e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, no Palácio da Alvorada, na noite de domingo, 13.

O comitê será presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Entenda tarifa de 50% imposta ao Brasil

A medida, que terá fortes impactos na economia brasileira e também na economia baiana, surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.

Na mensagem, o norte-americano considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente diz ser necessário o afastamento com o Brasil.

“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Donald Trump EUA governo Lula tarifaço de trump

Relacionadas

Mais lidas