ESTREITANDO LAÇOS
Em conversa com Macron, Lula relembra derrota da extrema-direita
Presidente brasileiro ainda parabenizou Macron pelas Olimpíadas de Paris
O presidente Lula (PT) conversou nesta segunda-feira, 22, com o presidente da França, Emmanuel Macron sobre as eleições legislativas do país e a derrota da extrema-direita. Durante a ligação, o petista aproveitou para felicitar Macron pelas Olimpíadas de Paris, previstas para iniciarem na próxima sexta, 26.
“Liguei para o presidente Emmanuel Macron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no dia 26 de julho", escreveu o petista no X (antigo Twitter).
Veja post
Liguei para o presidente @EmmanuelMacron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no…
— Lula (@LulaOficial) July 22, 2024
Em uma eleição acirrada, os franceses foram às urnas no último dia 7 deste mês para escolher os novos representantes do Parlamento e elegeram o bloco de esquerda Nova Frente Popular, apesar das pesquisas indicarem uma possível vitória do Reagrupamento Nacional (RN), extrema-direita.
Com os resultados, a centrista Yaël Braun-Pivet, aliada de Macron, foi reeleita à presidência do Parlamento, cargo que ocupa desde 2022.
Leia também
>> França e Reino Unido foram “exemplo para todo o mundo”, diz Jerônimo
Na tentativa de estreitar os laços com as demais nações, o presidente Lula ainda conversou, por telefone, com o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Na ligação, o petista afirmou que parabenizou Pezeshkian pela vitória nas urnas.
“Conversei, por ligação, com o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Parabenizei Masoud pela vitória nas eleições e reafimei nosso compromisso com a diplomacia e o diálogo entre nossos países”, disse no X.
Masoud Pezeshkian foi eleito no última 6 deste mês, com 53,3% dos votos válidos superando seu oponente Saeed Jalili.
Veja
Conversei, por ligação, com o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Parabenizei Masoud pela vitória nas eleições e reafimei nosso compromisso com a diplomacia e o diálogo entre nossos países.
— Lula (@LulaOficial) July 22, 2024
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro