FUP comemora retomada de investimentos na Petrobras sob Lula | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

FUP comemora retomada de investimentos na Petrobras sob Lula

Petrobras anunciou o encerramento dos processos de desinvestimentos

Publicado segunda-feira, 04 de setembro de 2023 às 12:27 h | Autor: Da Redação
Deyvid Bacelar é o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros
Deyvid Bacelar é o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros -

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) está comemorando o encerramento dos processos de desinvestimentos da Petrobras anunciado pela empresa nesta semana. De acordo com o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em fala nesta segunda-feira, 4, a retomada dos investimentos é estratégico para o Brasil.

“O encerramento do processo de desinvestimentos dos polos Urucu e Bahia Terra, Campo de Manati e da Petrobras Operaciones S.A., subsidiária da Petrobrás na Argentina, é um passo importante para a reconstrução da empresa, que vinha sofrendo com a privatização de diversos ativos importantes nos últimos governos”, disse o coordenador-geral.

Bacelar lembrou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro que o fortalecimento da Petrobrás faz parte do projeto eleito nas urnas nas eleições presidenciais de 2022.

“O fato relevante divulgado hoje ratifica o posicionamento do governo federal e da nova gestão da estatal, de que a empresa volta a cumprir seu papel de desenvolvimento econômico e social”, avaliou.

O dirigente recorda que as principais razões da criação da Petrobrás, há 70 anos, foram assegurar a independência nacional em termos de abastecimento de petróleo, inclusive proporcionando combustíveis a preços razoáveis para fortalecer e expandir a cadeia produtiva, e a geração de empregos em todo o país.

“A população precisa ter clareza de que as empresas estatais não devem ter o objetivo exclusivo de obter lucro apenas pelo lucro, pois são empresas que têm como acionista majoritário o governo federal e, por esse motivo, também têm o compromisso com os desenvolvimentos econômico, social e sustentável de todo o país”, enfatizou Bacelar.

“Esperamos agora que a BR Distribuidora, Liquigás, os gasodutos, as refinarias e outros ativos estratégicos voltem a ser da Petrobrás. E que a empresa volte a participar da comercialização e distribuição em todo o Brasil. Do poço ao posto”, complementou o representante de classe.

Publicações relacionadas