LEGISLATIVO
PEC das drogas deve ser votada no Senado nos próximos dias
Tendência é que matéria seja aprovada na Casa
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre Drogas, que trata sobre o porte e a posse do entorpecente no país, deve entrar na pauta do Senado nos próximos dias. A tendência é que a matéria seja aprovada na Casa em primeiro turno.
A proposição surge na Casa como uma reação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que reacendeu a discussão sobre a descriminalização da maconha em março, no entanto, o julgamento foi suspenso no último dia 6 daquele mês, devido ao pedido de vistas do ministro Dias Toffoli.
Já na Casa Legislativa, o texto já passou por três discussões e foi aprovado pela maioria dos senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta foi apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado, e insere na Constituição Federal a determinação de que a posse ou o porte de entorpecentes e drogas ilícitas afins são crimes, independentemente da quantidade.
Leia mais
>> PEC sobre drogas deve ser votada no Senado após feriado da Páscoa
“A lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, observada a distinção entre traficante e usuário por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”, diz o texto aprovado na CCJ.
A PEC visa explicitar na Constituição que é crime a posse ou o porte de qualquer quantidade de drogas — como maconha, cocaína, LSD e ecstasy — deixando a cargo da Justiça definir, de acordo com o conjunto de provas, se quem for flagrado com droga responderá por tráfico ou será enquadrado como usuário somente.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro