Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Câmara aprova medidas contra erotização precoce em escolas

Proposta define erotização infantil e segue para análise da CCJ antes de ir ao Plenário

Por Redação

22/08/2025 - 7:21 h
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente -

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê medidas para prevenir a erotização precoce de crianças e adolescentes nas escolas. A proposta define o conceito de erotização infantil e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ser apreciada pelo Plenário.

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para punir com pena de detenção de seis meses a um ano quem promova ou permita a sexualização precoce de crianças e adolescentes nas dependências das instituições de ensino, públicas ou privadas.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O texto aprovado insere na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a proibição de que conteúdos pedagógicos tratem de temas relacionados à sexualidade e identidade de gênero "de maneira inadequada e sem o consentimento prévio e expresso dos responsáveis pelos alunos.”

A proibição à erotização precoce, violência ou estímulo ao uso de drogas abarca outras vertentes do currículo escolar, como artes visuais, dança, música e teatro.

O relator do texto, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), recomendou a aprovação do substitutivo aprovado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, com algumas alterações. O projeto original (PL 10583/18) é de autoria da ex-deputada Mariana Carvalho (RO).

Uma das mudanças feitas por Nikolas trata da punição das instituições de ensino que descumprirem as regras. "Com isso, busca-se garantir que a legislação não apenas tenha caráter educativo e preventivo, mas também de responsabilização, o que contribui para a efetividade das medidas propostas", justifica o relator.

O texto prevê que o poder público estabeleça parcerias com plataformas de mídias sociais para viabilizar a identificação e o bloqueio de conteúdos inadequados a menores.

  • Pela proposta, entre os objetivos das medidas estão:
  • proibir a participação de crianças e adolescentes em danças, performances e
  • manifestações culturais que aludam a atos sexuais, libidinosos ou que promovam erotização precoce;
  • prevenir e combater a prática da erotização infantil (sexualização precoce) com iniciativas de sensibilização e orientação quanto à importância do apego a conteúdos próprios para a idade;
  • capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
  • vedar a utilização de materiais escolares, livros, imagens e recursos audiovisuais que contenham conteúdos eróticos, pornográficos ou obscenos, em desacordo com a maturidade e idade dos alunos; e
  • envolver a família no processo de construção da cultura do combate à erotização infantil.

Com informações da Agência Câmara de Notícias*

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Adultização erotização Estatuto da Criança e do Adolescente sexualização precoce

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente
Play

Ponte Salvador-Itaparica: o segredo por trás da construção sobre o mar

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente
Play

Ponte Salvador–Itaparica deve se tornar novo cartão-postal da Bahia

x