POLÍTICA
Caso Binho Galinha: deputado baiano presta depoimento como testemunha
Novas declarações marca nova fase do caso Binho Galinha

Por Gabriela Araújo

O caso do deputado estadual Binho Galinha (sem partido), apontado como suposto chefe de milícia, ganhou um novo desdobramento com o novo depoimento de um parlamentar.
Isso porque o também deputado federal João Carlos Bacelar, conhecido como Jonga Bacelar (PL), prestou depoimento em Feira de Santana.
As declarações do parlamentar foram dadas na última segunda-feira, 1º, durante audiência de instrução em Feira de Santana, devido a Operação El Patrón, deflagrada pelo Ministério Público em conjunto com a Polícia Civil.
Leia Também:
Esta etapa do processo judicial envolvendo o parlamentar — que está preso em Salvador, no Complexo da Mata Escura — foi iniciada em setembro, quando foram ouvidas 80 testemunhas.
Até o momento, o conteúdo do depoimento prestado por Jonga não foi divulgado pela Justiça.
Entre os crimes associados a Binho estão:
- atividades de milícia;
- receptação;
- contravenção do jogo do bicho;
- extorsão;
- agiotagem;
- lavagem de dinheiro
Desdobramentos
Uma semana depois das duas primeiras audiências, nove pessoas foram presas, em Feira de Santana, durante uma operação que foi o desdobramento da El Patrón. Entre os presos estavam a esposa e o filho de Binho Galinha.
A operação El Patrón foi deflagrada em dezembro de 2023 e já resultou em prisões, bloqueio de bens e valores, além de mais de 15 pessoas denunciadas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



