POLÍTICA
CBPM fará assembleia para confirmar nomeação de Carballal
Vereador poderá assumir enfim a presidência da estatal no próximo dia 21
Definida desde março, a nomeação do vereador Henrique Carballal (PDT) para o cargo de presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), conforme antecipado por A TARDE, poderá enfim ser confirmada.
O Conselho Administrativo da estatal marcou uma assembleia para o próximo dia 21, na qual irá confirmar o novo corpo diretor da empresa.
No início deste mês, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) editou um decreto para permitir que Carballal assuma o cargo. Anteriormente, a movimentação era vetada por conta da Lei das Estatais, que vedava a nomeação de membros do Legislativo em cargos de empresas e companhias estatais.
Braço-direito do presidente da Cãmara, Carlos Muniz, Carballal é uma indicação da cota pessoal do governador, já que o PDT está na base de oposição ao governo.
Com a aproximação de Muniz, recém-filiado ao PSDB e a base de Jerônimo, a nomeação de Carballal ganha contornos de "agrado" pessoal à Muniz, que pode levar o partido, atualmente na oposição, para a base governista.
Nomeação
Posteriormente, a CBPM também mudou seu estatuto social para permitir a nomeação do edil, com base no argumento de que a mesma não violaria a Lei das Estatais por conta do faturamento da empresa.
Para ser formalizado como presidente da CBPM, Carballal precisa ter seu nome aprovado por pelo menos cinco membros do conselho da estatal.
Com a mudança, o atual presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, indicação da deputada federal Lídice da Mata (PSB), deve assumir a Companhia das Docas da Bahia (Codeba).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro