POLÍTICA
Fim do atraso! Cinemas de Salvador devem começar filmes no horário marcado
Nova lei começou a valer na capital nesta semana; veja o que muda

Por Gabriela Araújo

Uma mudança importante já começou a valer nas salas de cinema de Salvador desde terça-feira, 20. Com isso, os filmes passam a ser exibidos nos horários previamente anunciados na compra dos ingressos.
Com a nova regra, a sessão é considerada iniciada quando o filme começa, colocando um fim na exibição dos longos trailers, propagandas ou informes institucionais, no horário marcado no ingresso da compra dos filmes.
O descumprimento pode gerar desde advertência até multa de R$ 5 mil e suspensão do alvará por até 30 dias, em caso de reincidência.
Leia Também:
A legislação foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), e foi apresentada pelo vereador Randerson Leal (Podemos) na Câmara Municipal da capital.
O que muda com a lei?
O texto sancionado estabelece que “considera-se como horário de início da sessão o momento em que efetivamente se inicia o filme, não sendo computados trailers, propagandas comerciais ou institucionais”. A exibição de conteúdos publicitários deve ocorrer antes do horário comunicado ao público.
Os trailers vão acabar?
Segundo a Saladearte, a manutenção dos trailers é vital tanto por motivos logísticos quanto financeiros. A rede afirma que continuará exibindo trailers e vídeos publicitários, mas eles terão de ser apresentados antes do horário marcado da sessão, caso a prefeitura exija o início pontual do filme.
Quem fiscalizará a ação?
A fiscalização ficará sob responsabilidade da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Salvador), que poderá autuar os cinemas a partir de denúncias dos próprios clientes ou de ações de rotina nos estabelecimentos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



