Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Cortejado por ACM Neto, Zé Cocá acerta ida para o PSB e apoio a Jerônimo

Mudança mexe com tabuleiro político na Bahia

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

17/12/2025 - 17:10 h
Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá
Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá -

Cortejado pela oposição para compor a chapa majoritária encabeçada por ACM Neto (União Brasil) nas eleições de 2026, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, deixará o PP nas próximas semanas. O destino do político será o PSB, em movimentação que tem como objetivo sacramentar a aliança com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo informações obtidas pelo Portal A TARDE, em conversas com nomes próximos a Zé Cocá, o prefeito já acertou os últimos detalhes para integrar oficialmente o quadro dos 'socialistas' a partir de janeiro do próximo ano. No Palácio de Ondina, a chegada do gestor é vista como um reforço de 'peso' para a campanha de 2026.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Uma fonte, sob anonimato, afirmou que a filiação de Zé Cocá está "100% resolvida", sem riscos de um recuo do prefeito. Sua ida também faz parte, de acordo com um outro nome ouvido pelo Portal A TARDE, de uma estratégia a nível nacional de fortalecimento da sigla, que deve trazer também nomes fortes para aumentar a bancada na Câmara Federal.

Leia Também:

Um dos fatores que pesou para a mudança de partido, de acordo com interlocutores, é a federação entre PP e União Brasil, que passa a valer a partir das eleições do próximo ano. Aliados de Zé Cocá afirmam que o prefeito temeu uma retaliação, caso anunciasse apoio a Jerônimo, mesmo sua legenda caminhando institucionalmente com ACM Neto.

Apesar da movimentação, Zé Cocá não renunciará o segundo mandato de prefeito para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, como especulado inicialmente nos bastidores.

Aliança com Jerônimo

Zé Cocá já havia sinalizado ao Portal A TARDE, no início do ano, que poderia apoiar a reeleição de Jerônimo Rodrigues, diferente de 2022, quando seguiu a orientação do PP e fez campanha para ACM Neto.

"Nunca vou dizer que dessa água não beberei, eu creio que sim (aproximação política). Depende muito das ações no município. É o que eu digo, quem ajudar Jequié, com certeza terá nosso reconhecimento"

ACM Neto quer Zé Cocá

Pré-candidato da oposição ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) ainda sonha com uma compoisição de chapa majoritária com Zé Cocá, mesmo com a indicação de que o prefeito caminhará ao lado de Jerônimo Rodrigues no próximo ano.

Fontes ligadas a Neto, sob anonimato, afirmam que Neto vê em Zé Cocá o "perfil ideal" para ser vice, sendo prefeito de uma grande cidade do interior e com influência política na região de Jequié.

"É ele (Zé Cocá), não tem outro nome", confidenciou uma das fontes em conversa com o Portal A TARDE.

Outro nome que também tem ganhado força nos bastidores, de acordo com outro nome consultado, é o da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), também vista como uma importante liderança política do interior.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ACM Neto Bahia eleições Jerônimo Rodrigues ZÉ COCÁ

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Jerônimo Rodrigues ao lado do prefeito de Jequié, Zé Cocá
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x