DIPLOMÁTICO
Crime organizado: os detalhes da reunião de Lula e presidente do Chile
Presidente brasileiro discutiu sobre combate ao crime e relação bilateral entre os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com José Antonio Kast, presidente de direita recém-eleito do Chile. O encontro foi divulgado pelo Planalto, e por meio das redes sociais do petista.
Lula e Kast debateram sobre a importância de manter a relação bilateral entre os países e citou a disposição de ampliar a cooperação em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.
"Enfatizei que o programa Rotas de Integração Sul-americana está estruturando dois corredores bioceânicos que utilizarão portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional", escreveu o presidente nas redes sociais.
O encontro ocorreu na última terça-feira, 27, na cidade do Panamá, na capital panamenha.
Leia Também:
Outro assunto que permeou a reunião foi sobre as ações conjuntas de combate ao crime de organizado, assim como o petista debateu com o chefe americano, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron.
"Tratamos ainda da necessidade de promover a estabilidade regional, reforçar a segurança pública e intensificar ações conjuntas de combate ao crime organizado, reconhecendo a importância da cooperação para enfrentar desafios comuns", disse.
Veja publicação
Me reuni com o presidente eleito do Chile, @joseantoniokast, na noite de ontem (27), na Cidade do Panamá. Reiteramos a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, destacando a disposição de ampliar a cooperação em áreas como infraestrutura,… pic.twitter.com/i2J1sQGM2i
— Lula (@LulaOficial) January 28, 2026
Quem participou da reunião?
No encontro, o presidente chileno estava acompanhado de futuros ministros do seu gabinete.
Já por parte do Brasil, a comitiva foi formada pelos seguintes nomes:
- ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet;
- os ministros de Relações Exteriores, Mauro Vieira;
- Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho;
- Turismo, Gustavo Feliciano.
Nas redes sociais, Lula ainda anunciou o encontro entre os chancelers dos dois países, na tentativa de estreitar o laço bilateral.
"Nossos ministros das Relações Exteriores deverão se reunir, nos próximos meses, com o objetivo de explorar novas áreas de cooperação e aprofundar ainda mais as relações bilaterais".
Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe
Este foi o primeiro encontro entre Lula e Kast, desde que o novo mandatário chileno foi eleito para assumir o país. Kast tomará posse em março.
Os dois estão na capital panamenha para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que acontece nesta quarta-feira, 28.
Durante a viagem, o presidente brasileiro vai assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos, que estabelece regras de proteção de investimentos panamenhos no Brasil, e de brasileiros no Panamá.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




