Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DE OLHO EM 2026

Crise no Novo da Bahia: racha pode mudar comando do partido

Entenda a movimentação e veja nomes que pode assumir partido

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

19/08/2025 - 19:01 h
Partido Novo, 30
Partido Novo, 30 -

O ex-deputado federal José Carlos Alencar e o seu filho Alexandre de Aleluia (PL), vereador de Salvador, podem ser os novos nomes à frente do diretório estadual do partido Novo depois da destituição da sigla com a Executiva nacional.

A dissolução entre os diretórios foi anunciada no último sábado, 16, no mesmo dia do lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema, à presidência da República, em São Paulo.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O motivo da movimentação em torno do partido leva em conta a “falta de performance” da legenda no estado, que desde o seu lançamento, em 2011, elegeu apenas dois vereadores em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano, e em Valença, no baixo sul do estado.

Os edis em questão são:

  • Daniel Farias, Luís Eduardo Magalhães;
  • Durval Sarmento e Ana Fraga, Valença;
  • Além da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon.

Questionado pelo Portal A TARDE sobre o assunto, na última segunda-feira, 18, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Alexandre Aleluia (PL) preferiu manter a cautela e se limitou a dizer que “ficaria muito honrado”, caso receba o convite para dirigir a agremiação.

Vereador Alexandre Aleluia (PL)
Vereador Alexandre Aleluia (PL) | Foto: Antônio Queirós I CMS

Riscos

Aleluia, que se coloca como pretenso candidato a deputado federal nas eleições de 2026, pode enfrentar um embargo maior, se a possível movimentação for concretizada.

Filiado ao PL, o edil corre o risco de perder o mandato na Câmara Municipal de Salvador por infidelidade partidária, visto que para os vereadores não é possível fazer a troca de sigla durante abertura da janela partidária.

Leia Também:

A mudança só valerá para os deputados federais, estaduais e senadores, pois a regra se aplica apenas para quem está no fim do mandato. Os legisladores municipais só conseguem a migração em 2028.

Racha do partido Novo

O diretório estadual publicou uma carta nas redes sociais no último sábado, 16, explicando os motivos pelo qual estariam deixando de seguir a Executiva nacional.

Segundo o comunicado, a ruptura diz respeito à tentativa de cassação dos atuais dirigentes estaduais do partido. Na Bahia, a sigla é dirigida pelo presidente André Quadros.

“De forma contraditória e incoerente, o próprio Diretório Nacional, pratica dentro de casa o que combate fora: cassação de mandatos legítimos, neste caso, dos Dirigentes Estaduais do NOVO-Ba”, diz uma parte do comunicado.

A sigla ainda critica a investida que vem acontecendo dentro do partido e afirma: “Mais grave ainda é constatar que essa intervenção tem a finalidade de transferir a gestão do Partido para um grupo político cuja forma de atuação desperta dúvidas e divergências dos valores e princípios que nortearam nossa fundação”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia eleições 2026 partido novo Partido Novo BA vereador Alexandre Aleluia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Partido Novo, 30
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Partido Novo, 30
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Partido Novo, 30
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Partido Novo, 30
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x