POLÍTICA
Zema lança candidatura ao Planalto e mira Bolsonaro
Governador de Minas é aposta do Partido Novo para 2026
Por Cássio Moreira

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançará sua pré-candidatura à presidência da República para as eleições de 2026. O evento está marcado para o dia 16 de agosto, em São Paulo.
Segundo Lauro Jardim, em sua coluna no portal O Globo, Zema tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está com medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre os 1,5 mil convidados previstos pelo Partido Novo, sigla do gestor.
Leia Também:
Bolsonaro, entretanto, não deve comparecer ao evento, que ocorrerá em um sábado, já que está proibido de deixar Brasília e deixar sua residência aos finais de semana. O ex-chefe do Planalto, que tem se colocado como candidato à presidência, mesmo inelegível pela Justiça Eleitoral até 2030, poderá participar apenas de maneira virtual, sem qualquer aparição presencial.
Medidas cautelares
Alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal, na sexta-feira, 18, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está usando tornozeleira eletrônica. Além disso, o político não poderá manter contato com alvos dos inquéritos do qual faz parte, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL), seu filho, e está vetado de utilizar as redes sociais.
Bolsonaro, que também foi presidente entre 2019 e 2022, sem se reeleger, também está proibido de sair de casa antes das 7h e depois das 19h.
Quem será candidato?
Além de Romeu Zema e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já sinalizou candidatura à reeleição, outros nomes já se colocaram à disposição ou estão cotados, como Ronaldo Caiado (União Brasil), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), e Michelle Bolsonaro (PL).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes