POLÍTICA
Crise? Oposição cancela almoço com indicado de Lula ao STF
Jorge Messias enfrenta cenário difícil dentro do Senado

Por Cássio Moreira

O bloco 'Vanguarda', formado por senadores do PL e Novo, cancelaram a realização de um almoço que aconteceria nesta terça-feira, 2. A expectativa era de que o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), comparecesse ao encontro.
Segundo informações do Metrópoles, o almoço ocorre semanalmente, mas os parlamentares teriam se recusado a participar diante da presença de Messias, que tem procurado reverter a rejeição ao seu nome entre os senadores.
Para ser aprovado no plenário do Senado, Messias precisa de 41 votos. O cenário, no momento, é de incerteza dentro do Palácio do Planalto, uma vez que o ministro ainda não tem garantido o número suficiente para passar na Casa. A preferência dos senadores era pelo nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Congresso Nacional.
Movimento de Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), divulgou uma nota, no último final de semana, fazendo críticas ao posicionamento adotado por Lula e os demais integrantes do Palácio do Planalto.
Leia Também:
Na nota, Alcolumbre acusa Lula de tentar mudar o cronograma do Senado ao não enviar a indicação para a Casa. Além disso, o presidente do Congresso Nacional ainda afirmou que nenhum poder deve se colocar acima do outro.
"Nenhum Poder deve se julgar acima do outro, e ninguém detém o monopólio da razão. Tampouco se pode permitir a tentativa de desmoralizar o outro para fins de autopromoção, sobretudo com fundamentos que não correspondem à realidade", diz trecho da nota.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



