INVASÃO
Cultura suspende sistema da Lei Rouanet após ataque hacker
Salic, sistema utilizado para envio dos projetos, recebe ataques desde terça-feira
O Ministério da Cultura (MinC) informou que identificou tentativas de ataque hacker ao longo dos últimos três dias ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma responsável por receber os projetos que desejam captar recursos por meio da Lei Rouanet.
As tentativas, segundo a pasta, começaram na última terça-feira, 29. Após a constatação, o ministério optou por retirar o site do ar até que o funcionamento integral da página seja restabelecido.
“Esse ataque foi responsável pelo aumento do volume de acessos ao Salic, que chegou a 18 mil acessos simultâneos, o que ocasionou instabilidade e lentidão na plataforma, prejudicando os proponentes que de fato queriam apresentar novas propostas”, diz um trecho do comunicado.
Leia mais
>> Bahia vai receber mais de R$ 500 milhões da Aldir Blanc para a Cultura
>> Governo federal contempla projetos baianos com Lei Rouanet; entenda
>> Em abertura de festival, ministra afirma que Bahia é “joia da cultura”
Devido a instabilidade, o MinC estendeu o prazo para o envio de propostas em 2024, previsto para encerrar na última quinta-feira, 31.
“Desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos”, acrescentou.
Segundo a pasta, assim que a navegação segura e estável for reestabelecida, um novo prazo para inserção dos projetos será divulgado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro