POLÍTICA
Deputados baianos reagem a condenação dos assassinos de Marielle
Ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta
Após a condenação dos assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, parlamentares baianos se manifestaram nas redes sociais e comentaram sobre o feito histórico na justiça brasileira.
Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta-feira,31, pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.
Leia mais
>> Amigo de Marielle, Freixo comemora condenação de assassinos: "Demorou"
No twitter, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) lembrou o início do julgamento dos réus e cobrou mais detalhes para serem esclarecidos sobre o fim da novela que perdurou por mais de seis anos.
“Justiça para o caso de Marielle e Anderson com pena de 78 anos para Ronnie Lessa e 59 anos para Elcio Queiroz. Apesar disso, ainda há muito a ser esclarecido sobre esse crime, além das publicações dos mandantes”, afirmou.
Justiça pro caso Marielle e Anderson com a pena 78 anos para Ronnie Lessa e 59 anos para Elcio Queiroz. Apesar disso, ainda há muito a ser esclarecido sobre esse crime, além da condenação dos mandantes.
— Lídice da Mata (@lidicedamata) October 31, 2024
O petista e também deputado federal, Josias Gomes, comemorou o fim de uma parte da condenação.
“Finalmente chegou o dia dos algozes de Marielle e de Anderson acertarem seus crimes com a justiça! Ronnie Lessa, foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão; Élcio de Queiroz, que anteriormente o carro, foi condenado a 59 anos e 8 meses de cadeia”, declarou.
Finalmente chegou o dia dos algozes de Marielle e de Anderson acertarem seus crimes com a justiça! Ronnie Lessa, foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão; Élcio de Queiroz, que dirigiu o carro, foi condenado a 59 anos e 8 meses de cadeia.#justiça #mariellepresente pic.twitter.com/pUGWRXAyal
— Josias Gomes (@josiasgomesba) October 31, 2024
Já Valmir Assunção (PT) reforçou a fala da família de Marielle e ressaltou a importância da condenação dos criminosos. “Como já afirmado pela família de Marielle, justiça mesmo seria ela e Anderson vivos. Mas esse crime bárbaro é uma afronta ao povo negro brasileiro. É uma afronta à democracia do nosso país. A punição é o mínimo de resposta. Marielle e Anderson, presentes!.”
Como já afirmado pela família de Marielle, justiça mesmo seriam ela e Anderson vivos. Mas esse crime bárbaro é uma afronta ao povo negro brasileiro. É uma afronta a democracia do nosso país. A punição é o mínimo de resposta. Marielle e Anderson, presentes! #MarielleEAnderson
— Valmir Assunção (@DepValmir) October 31, 2024
A parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Olívia Santana também celebrou a etapa do julgamento e homenageou Marielle.”A justiça prevaleceu! A condenação dos responsáveis pelas mortes de Marielle e Anderson é a vitória das e dos que nunca perderam a esperança e nunca pararam de lutar!Um abraço carregado de afeto às famílias da inesquecível Marielle e de Anderson! Condenados! 78 ANOS - RONY + Multa 59 ANOS - ELCIO + Multa. Agora só faltam os mandantes!”, reafirmou.
O júri entendeu que Ronnie e Élcio foram culpados de três crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves (assessora de Marielle) e receptação do veículo usado no crime. Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018.
Leia mais
>> Com frieza, Ronnie Lessa detalha dia do assassinato de Marielle Franco
A motivação do assassinato de Marielle Franco, segundo os investigadores, envolve questões fundiárias e grupos de milícia. Havia divergência entre Marielle e o grupo político do então vereador Chiquinho Brazão sobre o Projeto de Lei (PL) 174/2016, que buscava formalizar um condomínio na Zona Oeste da capital fluminense.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes