CRISE COMERCIAL
Deputados baianos votam moção de louvor a Trump horas antes de taxação ao Brasil
Parlamentares exaltaram nome do presidente norte-americano na Comissão de Relações Exteriores da Câmara
Por Eduardo Dias

Horas antes de o governo dos Estados Unidos declarar guerra comercial ao Brasil e taxar as exportações brasileiras em 50%, dois deputados baianos votaram pela aprovação de uma "moção de louvor e regojizo" ao presidente norte-americano Donald Trump em sessão na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Entre os 22 deputados que votaram a favor da moção no colegiado, dois são representantes da Bahia: José Rocha (União-BA) e Claudio Cajado (PP-BA). O voto favorável de parlamentares baianos ocorre justamente quando o estado pode ser um dos mais afetados pela nova taxação, dado o volume e a variedade de produtos agrícolas e industriais exportados para o mercado norte-americano.
A postura dos dois deputados se contrapõe, por exemplo, à declaração do colega de bancada baiano, Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), que criticou duramente a medida de Trump, comparando-o a um "dono de boca de fumo" e classificando a taxação como uma "tentativa de assalto".
Na lista de parlamentares do colegiado a maioria são deputados bolsonaristas. Antes de se refugiar nos EUA, em busca de exílio político, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atuava na Câmara para se tornar presidente do colegiado e angariar apoio internacional contra o julgamento do pai Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Também:
A indicação de moção de louvor e regojizo a Trump foi feito pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). No ano passado, ele também indicou Trump para receber homenagem na Câmara com a Medalha do Mérito Legislativo.
Confira a lista dos que votaram a favor da moção de louvor a Trump:
Delegado Ramagem (PL-RJ)
Filipe Barros (PL-PR)
General Girão (PL-RN)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Jefferson Campos (PL-SP)
Luiz P.O Bragança (PL-SP)
Zucco (PL-RS)
Carla Dickson (UNIÃO-RN)
David Soares (UNIÃO-SP)
Dr Fernando Máximo (UNIÃO-RO)
José Rocha (UNIÃO-BA)
Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE)
Claudio Cajado (PP-BA)
Dilceu Sperafico (PP-PR)
Evair de Melo (PP-ES)
Dr. Frederico (PRD-MG)
Osmar Terra (MDB-RS)
Luiz Nishimori (PSD-PR)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Reinhold Stephanes (PSD-PR)
André Fernandes (PL-CE
Marcel van Hattem (NOVO-RS)
Silvia Waiãpi (PL-AP).
Tarifa de 50%
Trump anunciou na quarta-feira, 10, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.
A nova taxação foi anunciada por meio de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cobrança entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes