POLÍTICA
Derrotado em 22, Ciro pode disputar governo do Ceará
Ex-ministro foi candidato a presidente quatro vezes
Por Redação

Aliados do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acreditam em uma possível candidatura a presidente da República em 2026. Outro cenário ventilado é uma possível disputa pelo governo do Ceará.
De acordo com informações da revista Veja, o candidatura só executivo estadual, posto já ocupado pelo pedetista na década de 1990, é apenas uma alternativa. Outro plano seria deixar o PDT, caso o partido apoie à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.
Os mesmos aliados acreditam que em um cenário de fragilização de Lula e Jair Bolsonaro (PL), dois principais atores políticos do país, Ciro poderia se viabilizar, lembrando das eleições de 1989, quando dezenas de candidaturas foram lançadas.
Histórico
Ciro Gomes disputou a presidência da República em quatro oportunidades, sendo derrotado em todas as disputas.
Em 1998, sua primeira tentativa, ficou em terceiro. Em 2002, sua segunda tentativa, ficou na quarta colocação. Em 2018, o ex-ministro alcançou o terceiro lugar.
Na última eleição, Ciro Gomes ficou na quarta colocação, atrás de Lula, Bolsonaro e de Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes