INFLUÊNCIA
Empresários brasileiros são donos de poços de petróleo na Venezuela
Irmãos Batista são importantes interlocutores em Caracas

Por Anderson Ramos

O grupo J&F, dos irmãos brasileiros Wesley e Joesley Batista, é responsável por operar um poço de petróleo com operação limitada na Venezuela desde 2024.
Não foram descobertas ainda informações sobre volumes produzidos, parceiros locais ou projeções financeiras do negócio. De acordo com o colunista de O Globo, Lauro Jardim, parte das informações não foi divulgada por sigilo diplomático imposto pelo Itamaraty sobre assuntos e comunicações oficiais acerca do tema.
Leia Também:
A entrada da J&F no mercado de exploração de petróleo na Venezuela ocorreu de forma discreta. Não há, até o momento, detalhes públicos sobre volumes produzidos, parceiros locais ou projeções financeiras do negócio.
Parte relevante das informações está protegida por sigilo diplomático, imposto pelo Itamaraty sobre comunicações oficiais envolvendo o tema.
A dupla também tem importante participação no setor de energia elétrica na Venezuela. No final de 2019, a comercializadora da Âmbar fechou acordo para importar a energia elétrica do país vizinho para reforçar o abastecimento de Roraima.
Prestígio
Joesley Batista se mostrou um importante interlocutor entre Caracas e Washington nos últimos meses. Em novembro, ele esteve em Caracas tentando convencer Maduro a renunciar, antes que Donald Trump o tirasse à força da cadeira de presidente. O empresário bnrasileiro foi recebido pelo líder venezuelano em audiência.
Ele teve papel importante na aproximação entre Lula e Trump, após a decretação do tarifaço. Segundo o G1, o empresário junto ao irmão Wesley, realizou um intenso trabalho de lobby junto à gestão norte-americana.
Nos EUA, a empresa deles conta com 75 mil funcionários. Por lá, trabalham com frango, carne bovina, suínos e alimentos processados, como salsichas e salames.
Um dos assuntos debatidos nos encontros foi o tarifaço, quando os representantes da J&F apresentaram os problemas que os consumidores americanos teriam com a imposição das tarifas, principalmente em produtos consumidos pelas classes mais baixas nos Estados Unidos, como hambúrguer e almôndegas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



